Apresentação
O Curso pretende qualificar futuros Educadores Sociais enquanto técnicos de intervenção socioeducativa que desenvolvem ação com uma diversidade de públicos, em variados contextos socioeducativos, privilegiando uma perspetiva educativa não formal promotora da participação dos sujeitos e comunidades. A atuação do Educador Social estrutura-se progressivamente em torno da dinamização de processos de intervenção socioeducativa, visando o desenvolvimento social e promovendo competências pessoais, sociais, formativas e profissionais.
Pretende-se formar educadores sociais capazes de mobilizar respostas multifacetadas, integrar redes de parceria de intervenção e dinamizar atividades socioeducativas, culturais, recreativas, pedagógicas, ocupacionais. Este caráter polivalente da sua formação permite-lhes encabeçar a planificação e execução de projetos de intervenção, bem como a proximidade com as pessoas nos seus contextos quotidianos de vida.
Saídas Profissionais
Constituem potenciais locais de trabalho diferentes tipos de instituições/organizações, no campo da intervenção sócio educativa - nomeadamente serviços dependentes de órgãos ministeriais, redes de instituições de solidariedade social, autarquias, misericórdias, organizações não-governamentais: instituições de reinserção social; instituições de acolhimento de crianças e jovens; centros de ocupação de tempos livres; lares e centros de dia para idosos; instituições com intervenção no âmbito da toxicodependência; centros de saúde; associações de apoio a crianças com deficiência mental; associações de desenvolvimento local, projetos em escolas e associações de pais, etc. Destacam-se assim como saídas profissionais áreas como: a prevenção e reinserção social de comportamentos de risco, o trabalho social com crianças e jovens, a intervenção em contexto escolar ou de ocupação de tempos livres; a promoção da formação e reinserção social de adultos; a integração social do idoso e a promoção do envelhecimento ativo; a integração social da pessoa com deficiência ou doença mental; a educação ambiental; o combate à exclusão social.
Condições de Acesso
O Concurso Nacional de Acesso (CNA) destina-se a todos os candidatos que pretendem candidatar-se ao ensino superior e que satisfaçam todas as seguintes condições:Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;Ter realizado as provas de ingresso exigidas e ter obtido nas mesmas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada;Satisfazer os pré-requisitos, quando exigidos, para o curso pretendido;Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado para o curso.As candidaturas são realizadas online através da plataforma da Direção-Geral de Ensino Superior, podendo os candidatos beneficiar doa apoio a candidatura através do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do IPSantarém. Sabe mais através do email: academicos@ipsantarem.ptO Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição é publicado anualmente no sítio de internet da Direção-Geral do Ensino Superior disponível em: https://www.dges.gov.pt/ptProvas de IngressoCandidatura de 2025:
18 Português
e
Uma das seguintes provas:
04 Economia
06 Filosofia
09 Geografia
11 História
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
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Concursos Especiais
A informação sobre as condições de acesso para os Concursos Especiais abaixo identificados poderá ser consultada através dos links:
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Mudança de Par Instituição/Curso
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Reingresso
Provas efetuadas no IPSantarém
Propinas / Taxas / Emolumentos
Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos
aqui
Área Científica
- Psicologia
- Ciências da Educação
- Sociologia e Outros Estudos
- Artes
- Ciências Sociais e do Comportamento
- Línguas e Literaturas Estrangeiras
- Língua e Literatura Materna