Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos: Analisar a intervenção do enfermeiro especialista de saúde materna e obstetrícia na preparação para a maternidade/paternidade. Aptidões e Competências - Identifica e desenvolve os princípios fundamentais, conhecimentos e técnicas da preparação da mulher/casal para o parto. - Reflete sobre a importância do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia como na promoção de um nascimento seguro, saudável e gratificante para mulher/casal com a utilização de métodos não farmacológicos de alívio da dor.
Conteúdos programáticos
Preparação para a Maternidade / Paternidade Definição de conceitos Objectivos da preparação para a maternidade/paternidade Estratégias de preparação para a maternidade/paternidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ao pretender-se que o estudante analise a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia na preparação para a maternidade/paternidade é fundamental que este desenvolva conhecimentos no âmbito da Educação de Adultos/ Andragogia, em diferentes métodos utilizados na preparação para o parto, nomeadamente na preparação para o parto pelo método psicoprofilático. Os estudantes devem desenvolver também habilidades múltiplas que permitam desenvolver o treino da preparação para o parto pelo método psicoprofilático.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões letivas presenciais: - Sessões expositivas; - Práticas simuladas; - Análise de situações da prática dos cuidados. - Leitura e análise de documentos. Trabalho Autónomo - Análise de bibliografia acerca das temáticas, para desenvolver competências no âmbito da temática. -Leitura, análise e sistematização das ideias a partir de bibliografia recomendada e específica para cada tema abordado. - Pesquisa bibliográfica e leituras complementares orientada pelo docente Avaliação: A avaliação será operacionalizada através do desenvolvimento de um trabalho de grupo: Trabalho escrito ponderação de (50%) e apresentação em sala de aula, ponderação de 50%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo permitindo aos estudantes participar na sua própria aprendizagem, com consequente aumento da motivação, bem como o recurso a análise de documentos, que irão proporcionar um enriquecimento da aprendizagem por recurso a diversas fontes documentais. Por outro lado promove-se uma análise reflexiva individual, em pequenos grupos, no grupo alargado e com o professor, que irá permitir compreender a especificidade da intervenção do enfermeiro no âmbito da preparação para a maternidade/paternidade, ou seja, no âmbito da preparação para o nascimento. A utilização de práticas simuladas pretende desenvolver o treino para a preparação para a maternidade /paternidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dias, H. (2020). Importância da preparação para o parto. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa- Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto, (pp. 43-46). Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-8768-26-1 (versão impressa) e ISBN: 978-989-8768-27-8 (versão digital). Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel. Ramos, R., Alexandre, T., Cruz, O., Torcato, L., Carteiro, D., & Dias, H. (2020). Estratégias terapêuticas não convencionais durante o trabalho de parto: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 310-320.