Código: | MGEST16 | Sigla: | DB | |
Área Científica: | Marketing |
Página Web: | https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGEST16&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2023 |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGEST | 15 | Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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OA1 - Compreender a importância do Branding (construção da marca);
OA2 - Perceber o verdadeiro significado do Digital Branding;
OA3 - Compreender a importância de conhecer o consumidor quando desenvolvemos a estratégia de Digital Branding;
OA4 - Perceber que a marca deve desenvolver uma comunicação para os meios digitais alinhada com a sua identidade;
OA5 - Desenvolver um design adequado ao Branding, produto e consumidor;
OA6 - Conhecer procedimentos de ativação da marca.
CP1 - Brand;
CP2 - Branding;
CP3 - Digital Branding;
CP4 - Brand Equity;
CP5 - A jornada do consumidor/utilizador;
CP6 - Integração dos novos meios digitais na estratégia de Branding;
CP7 - A ativação digital da marca
Evidenciando como, num contexto de mudança, os sociais media adquiriram uma importância preponderante para as empresas, e, consequentemente no seu branding possibilitando a soma de todas as novas experiências online, importa desenvolver competências que permitam aos estudantes desempenharem de forma efetiva a gestão do digital branding.
Assim, os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teóricas e teóricas-práticas, explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1, CP2 e CP3 visam alcançar o OA1 e o OA2; os pontos CP3, CP4 e CP5 correspondem ao OA3 e OA4; os pontos CP5, CP6 e CP7 dirigem-se à concretização dos objetivos OA5 e OA6.
OA1: CP1 & CP2
OA2: CP1, CP2 & CP3
OA3: CP3, CP4 & CP5
OA4: CP3, CP4 & CP5
OA5: CP5 & CP6
OA6: CP5, CP6 e CP7
Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais)
M2 - método demonstrativo (apresentando casos práticos reais)
M3 - método participativo (envolver os alunos na realização de casos de estudo, na apresentação de vídeos, com vista à integração e consolidação de conhecimentos);
M4 - método ativo (realização de trabalhos individuais e de grupo)
Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M2 - método demonstrativo;
M3 - método participativo;
M4 - método ativo.
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição:
OA1 - M1, M2& M3 (A1)
OA2 - M1, M2 & M3 (A1)
OA3 - M1, M2 & M3 (A1)
OA4 - M3 & M4 (A2)
OA5 - M3 & M4 (A2)
OA6 - M3 & M4 (A2)
A prossecução dos OA1, OA2 e OA3 é coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA4 e OA5 e OA6 é coerente com M4, sendo a respetiva consecução aferida em A2.
De Oliveira, C. (2019). Brand Management na era digital e humana, Ed. Prime Books, Lisboa.
Godin, S. (2021). O Processo Criativo, Ed. Ideias de Ler.
Hanlon, A. (2019). Digital marketing: strategic planning & integration. Sage.
Rowles, D. (2018). Digital branding: a complete step-by-step guide to strategy, tactics and measurement, Ed. Kogan Page, Londres.
Kotler, P., Setiawan, I, & Kartajaya, H. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para humanidade, Edições Almedina.