Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos:
1.Conhecimentos
a.modelos de desenvolvimento e intervenção profissional no âmbito do estágio;
b.características da entidades que acolhem o estagio;
c.etapas de construção de um plano de formação individual;
d.processo de investigação cientifica;
e.modelos de revisão da literatura;
f.etapas de construção de um projeto de investigação;
2.Competências
a.Construir, apresentar e defender
o plano individual de formação no âmbito do estágio; um projeto de investigação científica aplicado ao contexto profissional;
3.Atitudes
a.Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
b.Intervir ativamente nas atividades das aulas.
Conteúdos programáticos
1.Plano Individual de Formação no Estágio Profissional:
a.Contexto socioprofissional da Atividade Física
b.Arranque do estágio
c.Integração na entidade de acolhimento
d.Definição do Plano Individual de Formação
2.Projeto de Investigação Cientifica Aplicada ao Contexto Profissional
a.Etapas, desenhos e modelos da Investigação Científica
b.Revisão da literatura com recurso a bases de dados científicas: web of science, Psychinfo, spordiscus
c.Estilo APA (7h ed, 2020) e a gestão de referências bibliográficas para organização e publicação de trabalhos científicos (exemplo do EndNote)
d.Metodologias de investigação quantitativa, qualitativa e mista.
e.Organização e redação de um projeto de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas desenvolvidos nas aulas são conteúdos que obrigam à aprendizagem e desenvolvimento dos conhecimentos sobre esses conteúdos lecionados.
A reflexão para a construção dos planos e projetos, bem como a discussão entre os pares origina o desenvolvimento das competências identificadas. Por outro lado, a necessidade de expor os resultados e as conclusões em apresentação pública e para avaliação, verbalizando perante a turma, possibilita o desenvolvimento de competências de intervenção e exposição.
Por último, o desenvolvimento de uma atitude crítica e científica através da exploração dos conteúdos em discussões de grupo e em investigação de fontes bibliográficas, ajuda a elevar o aluno numa atitude de pesquisa e de dúvida sistemática.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Utilização de debate (online e/ou presencial);
Utilização de exemplos-tipo dos planos e projetos para análises in loco de determinados conteúdos;
Os projetos e os planos podem ser construídos durante as aulas, exigindo também trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração
de fichas de avaliação que possibilitam a construção, apresentação e defesa do Projeto Final de Curso.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = 6 Fichas (12,5% cada) (75%) + Apresentação e Defesa (25%)
Exame Final: Nota Final = (0,50 * Prova Escrita) + (0,50 * Prova Oral)
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos a adquirir por via dos conteúdos lecionados serão explorados em exposição oral do professor com intervenção e discussão dos temas em pequenos grupos na sala de aula. Estes conhecimentos proporcionam uma maior fundamentação aos planos e projetos que os alunos devem realizar.
As competências de reflexão são exploradas por via das intervenções realizadas pelos alunos, e discutidas em pequenos grupos.
As atitudes críticas e científicas serão exploradas por via do questionamento realizado nas aulas e da intervenção dos alunos em pequenos grupos para trabalhos de exploração temática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bibliografia de todas as unidades curriculares do curso