Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Refletir sobre questões de natureza teórica relativas à comunicação e à linguagem.
2. Perceber a língua como um objeto de estudo: Linguística.
3. Conhecer o funcionamento das diversas unidades da língua. 4. Consolidar e aprofundar conhecimentos nos domínios da fonética, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. 5. Realizar reflexões linguísticas, com base em situações de uso do português. 6. Desenvolver a capacidade analítico-reflexiva diante das regularidades e irregularidades gramaticais do português. 7. Desenvolver métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação, pertinentes à aprendizagem das estruturas linguísticas e gramaticais do português.
Conteúdos programáticos
1. Comunicação e linguagem
1.1. Comunicação e linguagem: Breve introdução 1.2. Organização dos sistemas linguísticos 1.3. Formação e evolução da língua portuguesa 1.4. Variações do português 1.5. Terminologia gramatical do português e acordo ortográfico
2. Fonética e Fonologia
2.1. Pressupostos básicos da fonética: A articulação da fala
2.2. Fonologia do português 2.3. Fonemas e alofones
2.4. Fonemas e grafemas
2.5. Estrutura da sílaba
3. Morfologia 3.1. Morfemas
3.2. Estrutura da palavra 3.3. Classes e Subclasses de Palavras 3.4. Processos de formação de palavras 3.5. Processos de criação de palavras
4. Sintaxe 4.1. Constituintes da frase 4.2. Combinação de frases/orações: a coordenação e a subordinação 4.3. Funções sintáticas
5. Semântica, Lexicologia e Pragmática
5.1. Breves noções sobre papeis temáticos 5.2. Estrutura semântica do enunciado 5.3. Estrutura semântica do léxico 5.4. Campos semânticos
5.5. Pragmática linguística
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com os conteúdos listados em 1 a 5, abordam-se os aspetos gerais acerca da descrição e o funcionamento linguístico, com enfoque no português. São imprescindíveis para a formação teórica de futuros educadores de infância e professores do Ensino Básico. De maneira geral, estes mesmos pontos prendem-se com todos os objetivos apresentados na medida em que a investigação em educação, em muitos aspetos, concede especial destaque aos domínios da fonética, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática, bem como ao funcionamento destes no processo de ensino-aprendizagem escolar. As reflexões linguísticas, com base em situações de uso, em atividades de compreensão e de expressão oral e escrita, permitem um conhecimento e aplicação coerentes, na medida em que a variação linguística, tanto sob o ponto de vista diacrónico, como sob o ponto de vista sincrónico, nos mostra que a padronização é importante, mas não suficiente para a realização de aprendizagens.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição e discussão dos conteúdos de linguagem. Estudo dos conceitos teóricos da Linguística: sistematização das informações e aplicação dos conceitos ao ensino e aprendizagem do português.
A avaliação contínua tem em conta: 1. Participação individual - Interação em sala, questionamentos, execução das atividades propostas, acesso ao Moodle - 10%, 2. Trabalho de grupo (escrito e oral) - Estudo de um fenómeno linguístico em contexto escolar (Pré-escolar ou 1º Ciclo do Ensino Básico) - 40% Aos alunos que não realizarão estágio, o fenómeno linguístico será sugerido pelo docente desta UC, 3. Frequência individual - Prova escrita acerca dos conteúdos lecionados nesta UC - 50%
Os estudantes Erasmus ou com o estatuto de Trabalhador realizarão as atividades disponibilizadas na plataforma Moodle (10%); farão o trabalho de grupo com tema sugerido pelo docente desta UC (40%); e a frequência juntamente com a restante turma. Média final abaixo de 10 valores obriga à realização de Exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para concretizar os objetivos desta UC, adotam-se metodologias de ensino baseadas na exposição, discussão/reflexão e sistematização dos diferentes domínios que constituem a gramática do português. Em todas as aulas, os estudantes serão confrontados com determinadas situações comunicativas para as quais deverão encontrar fundamentos epistemológicos com base nos conceitos e teorias em estudo. Além disso, com a finalidade de tornar mais perceptíveis os aspetos teóricos que justificam esta UC, os estudantes terão de desenvolver um trabalho de estudo de caso a partir de usos linguísticos efetivos no âmbito da educação infantil ou do primeiro ou segundo ciclos do Ensino Básico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cunha, C. e L. F. Lindley Cintra (1984). Nova gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Ed. João Sá da Costa. Lyons, J. (2016). Lingua(gem) e Linguística. Uma introdução. Trad. Marilda W. Averbug & Clarisse S. Souza. LTC. Mateus, M. H.; Brito, A. M.; Duarte, I.; Faria, I. H. (2003). Gramática da Língua Portuguesa, 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho, Série Linguística. Saussure, F. de. (2008). Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José P. Paes & Izidoro Blikstein. Cultrix. Silva, C.C. (2021). Produção dos sons. In Kupske, F.F., Alves, U.K., & Lima Jr.. R. (2021). Investigando o som de línguas não nativas. pp. 41-68. https://editora.abralin.org/wp/wp-content/uploads/2021/09/Investigando-os-sons-de-linguas-nao-nativas.pdf Sousa, H. K. (2021). Consciência fonológica. In Kupske, F.F., Alves, U.K., & Lima Jr.. R. (2021). Investigando o som de línguas não nativas. pp. 153-174.