Código: | LGEB10144 | Sigla: | IMQ | |
Área Científica: | Métodos Quantitativos |
Área de Ensino: | Métodos Quantitativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGEB1 | 178 | Despacho 8934/2022, de 21 de julho | 1º | 4,5 |
Teórico-Práticas: | 40,50 |
Teórico-Práticas: | 40,50 |
Teórico-Práticas: | 40,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos discentes uma preparação quantitativa, nomeadamente ao nível do cálculo. Pretende-se que os discentes desenvolvam a sua capacidade analítica e de raciocínio abstrato, tendo consequentemente uma maior facilidade para a formulação e resolução de problemas. A aprendizagem dos conteúdos ministrados, revelar-se-á num instrumento de mais-valia para a compreensão de outras temáticas quantitativas abordadas nesta licenciatura.
1. Funções e modelação matemática;
2. Gráficos de equações e de funções;
3. Estudo da reta e da parábola;
4. Função potência, polinomial, racional e algébrica;
5. Função exponencial e logarítmica;
6. Limites e continuidade de funções;
7. Derivadas de funções.
Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos introdutórios de métodos quantitativos. As metodologias implementadas apresentam igualmente uma relação estreita com os objetivos propostos.
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas;
4. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
5. Incentivar os discentes para a implementação das metodologias expostas na resolução de problemas do seu quotidiano laboral/académico.
Recorre-se à avaliação contínua (2 testes com igual ponderação, com nota mínima de 8 valores) ou exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral). Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame.