Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O Projeto Aplicado tem como objetivo a produção de um trabalho individual, que deverá ter carácter técnico ou científico, na perspetiva da aplicação
e desenvolvimento dos conhecimentos académicos e científicos adquiridos pelo Aluno ao longo da fase curricular da sua licenciatura.
Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento, entre o docente e aluno, de uma Proposta contendo o planeamento da recolha de informação pelo aluno;
2. Desenvolvimento da Proposta ou Projeto do Trabalho;
3. Realização do Trabalho e Entrega do respetivo Relatório ao docente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos da unidade curricular enquanto orientações técnico-científicas a definir de forma a enquadrar cada orientação e de acordo com o processo de trabalho
do estudante numa área temática específica é coerente com o objetivo de garantir e promover o desenvolvimento de um projeto aplicado a um objeto ou domínio específicos.
Cabe ao orientador garantir que o estudante desenvolve um projeto de qualidade e inovador, estimulando o seu espírito analítico, crítico e reflexivo,
assim como a eficaz comunicação dos resultados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A Metodologia de Ensino e a Avaliação consta do ¿Regulamento das unidades curriculares do grupo OPÇÕES II da licenciatura em Gestão de Empresas¿,
aprovado em Conselho Técnico Científico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O objetivo de desenvolvimento de um Projeto Aplicado é coerente com a metodologia de orientação tutorial por docente escolhido pelo aluno.
Sobre este assunto consultar também o Regulamento das unidades curriculares do grupo OPÇÕES II da licenciatura em Gestão de Empresas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association.
Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de Apoio à realização de trabalhos de Investigação. Edições Sílabo.
Brown, L. & Karlgaard, R. (2019). The Only Business Writing Book You'll Ever Need. W. W. Norton & Company
Garner, B. A. (2013). HBR Guide to Better Business Writing. Harvard Business Review Press
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber.
Tharenou, P, Donohue, R, & Cooper, B. (2007). Management Research Methods. Cambridge University Press.
Vilelas, J. (2017). Investigação ¿ O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Edições Sílabo.