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Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos

Código: LIB10101    Sigla: ACSO
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2023
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 57 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-1-TA

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Conhecer os princípios básicos de funcionamento do computador;
OA2 - Apresentar os fundamentos de hardware e de software.
OA3 - Reconhecer as arquiteturas típicas dos computadores pessoais, servidores e outros;
OA4 - Manipular e realizar operações aritméticas sobre diferentes bases de numeração;
OA5 - Manipular expressões usando as propriedades da álgebra de Boole;
OA6 - Projetar um circuito lógico combinatório;
OA7 - Projetar um circuito sequencial
OA8 - Simular e implementar um circuito digital utilizando circuitos integrados;
OA9 - Distinguir tipos, funções e características de sistemas operativos (SO)
OA10 - Descrever aspetos de gestão de processos e algoritmos relacionados
OA11 - Descrever os vários mecanismos de comunicação e sincronização entre processos
OA12 - Descrever formas de gestão de memória Explicar os métodos de gestão de memória virtual.
OA13 - Trabalhar num servidor linux remoto; programar em shell.
OA14 - Programar ao nível do sistema, usando as funcionalidades dos SO

Conteúdos programáticos

CP1. Arquitetura e Organização de um Computador
Componentes e arquiteturas de hardware
Unidades funcionais de um computador

CP2. Representação da informação
Representação e operações aritméticas de números nas diferentes bases

CP3. Álgebra de Boole e funções lógicas
Operações, Portas e funções lógicas
Álgebra de Boole
Mapas de Karnaugh

CP4. Circuitos combinatórios
Projeto de circuitos combinatórios

CP5. Circuitos sequenciais
Latches e flip-flops
Projeto de circuitos sequenciais

CP6. Introdução aos SO
Objetivos e funções
Estrutura dos S.O. modernos

CP7. Processos
Concorrência e gestão de processos.
Sincronização e comunicação entre processos.

CP8. Memória
Gestão da memória virtual
Sistemas de entrada/saída;
Sistemas de Ficheiros

CP9. Programação de aplicações
Desenvolver programas com chamadas ao sistema
Manipulação de ficheiros

CP10. Utilização do Linux SO
Comandos shell e programação em Shell
Mecanismos de comunicação e sincronização

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular são introduzidos os conceitos base associados ao funcionamento dos computadores e à instalação e configuração dos principais sistemas operativos. A componente prática laboratorial habilitará o aluno utilizar a linha de comandos do sistema operativo baseado em Unix e a desenvolver programas, ao nível do sistema, usando os mecanismos do sistema operativo, tendo em conta os modelos de programação sequencial e concorrente.
A estrutura de conteúdos proposta permite atingir todos os objetivos propostos para a unidade curricular, tal como se demonstra de seguida.
Conteúdos programáticos (CP) - Objetivos de aprendizagem (AO)

CP1 ¿ OA1, OA2, OA3
CP2 - OA4
CP3 - OA5
CP4 - OA6, OA8
CP5 - OA7, OA8
CP6 - OA9
CP7 - OA10, OA11, OA13, OA14
CP8 - OA12, OA11, OA13, OA14
CP9 - OA13, OA14
CP10 - OA13, OA14

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre exercícios em ambientes de virtualização com diferentes sistemas operativos. As aulas práticas permitem experimentar as interfaces de programação dos Sistemas Operativos estudados (Linux/Windows).
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:


¿ 2 Testes individuais (1 durante o semestre + 1 época normal) ¿ Nota mínima 8 (50%)
¿ Trabalhos de laboratório (20%)
¿ 1 Trabalho de SO (20%)
¿ Mini-fichas online (10%)

A nota final será o resultado da expressão: 50% Teste + 20% Laboratório + 20% Trabalho + 10% Mini-fichas

Requer classificação final não inferior a 9,5 valores [0..20] 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular requer necessariamente conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão das diferentes componentes do conteúdo programático. O cariz prático encontrado nos ambientes de virtualização torna-se fundamental para uma mais completa demonstração e aplicação dos conceitos e práticas subjacentes. A componente prática permite demonstrar alguns requisitos que os sistemas operativos necessitam de atender no seu funcionamento.
As aulas expositivas, onde os conceitos são apresentados, permitem abranger todos os conteúdos programáticos mais teóricos. As aulas teórico práticas permitirão a exploração dos conteúdos programáticos mais práticos, seja por simulação ou desenvolvimento de código.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrew Tanenbaum, Herbert Bos (2014), Modern Operating Systems, 4th Edition, Pearson Prentice-Hall, ISBN: 978-1-292-06142-9

José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga, Rodrigo Rodrigues (2012), Sistemas Operativos, 2ª edição, FCA, ISBN: 978-9-727-22756-3

Stallings, W. (2018). Operating Systems: Internals and Principles - 9th Edition. New York: Pearson. ISBN: 978-0-13-467095-9

Rosa, António. Windows Server 2016 - Curso Completo. FCA Editora. ISBN: 978-972-722-886-7

Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores - 2ª Edição, Guilherme Arroz, José Monteiro, Arlindo Oliveira, IST Press, 2009.

Logic and Computer Design Fundamentals, 4th Edition, Morris Mano, Charles Kime, Prentice Hall, 2008.


Observações

A presença em aula é obrigatória para permanecer em avaliação contínua, com um limite mínimo de 75% das presenças.