Código: | LIB10110 | Sigla: | MD | |
Área Científica: | Métodos Quantitativos |
Página Web: | https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1505 |
Área de Ensino: | Métodos Quantitativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LIB1 | 88 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 1º | 6 | 60 | 150 |
Teórico-Práticas: | 54,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A estrutura programática desta disciplina visa proporcionar aos alunos de informática competências relativas ao desenvolvimento de raciocínios lógico dedutivos e de preparação para contextos de investigação e aplicações precisas na área da programação e informática. A resolução de problemas mediante uma modelagem em grafos vai permitir posteriormente a utilização de um programa informático, através da implementação de um algoritmo conveniente, sendo que a utilização de algoritmos mais eficientes significa a utilização de processos, que dependem de um bom conhecimento da teoria de grafos.
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para um ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, inerente ao exercício de uma atividade profissional.
Desenvolve-se um processo de ensino-aprendizagem baseado na interação, com exposição por parte do docente da componente teórica e execução de exercícios práticos individuais e em grupo pelos alunos, com o objetivo de promover capacidades de autonomia e cooperação no processo de construção da aprendizagem do estudante.
A avaliação contínua compreende:
O Exame Final consta de:
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bondy, J. A. & Murty, U. S. R. (1976). Graph Theory with Applications. Macmillan/Elsevier
Cardoso, D. M., Szymanski, J. & Rostami M. (2009). Matemática Discreta e Combinatória, Teoria dos Grafos e Algoritmos. Escolar Editora.
Goodaire, G. Edgar. & Parmenter, M. Michael. (2006). Discrete Mathematics with Graph Theory. Prentice Hall.
Lipschutz,, S. (1972). Teoria dos Conjuntos. MacGrawHill.
Nolt, J. & Rohatyn D. (1991). Lógica. MacGrawHill.
Ore, Oystein. (1963). Graphs and Their Uses. Random House, New York.
Rosen H. Kenneth & Krithivasan Kamala. (2012). Discrete Mathematics and Its Applications: With Combinatorics and Graph Theory. MacGrawHill
West B. Douglas. (2017). Introduction to Graph Theory. Prentice Hall.