Código: | LIB10135 | Sigla: | TI | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2453 |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LIB1 | 46 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 2º | 5 | 60 | 125 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O perfil que se pretende criar nesta unidade curricular promove a criação de capacidades e competências de trabalho no desenvolvimento de aplicações de aplicações baseadas na web. Desta forma, o aluno deverá adquirir competências no desenvolvimento de aplicações cliente-servidor no ecossistema Web. Espera-se assim que o aluno aprovado seja capaz de:
Os primeiros quatro módulos permitem fornecer ao aluno os fundamentos base relativos ao paradigma de computação cliente-servidor no ecossistema Web, nomeadamente os protocolos de suporte, características das entidades cliente e servidor, assim como também as tecnologias base para a construção de interfaces de aplicação Web, nomeadamente para a definição de estrutura e da apresentação. O último módulo, centra-se especificamente na construção de aplicações cliente-servidor baseadas na web. São abordadas as tecnologias para a criação de páginas dinâmicas, manutenção de estado, arquiteturas de referência para aplicações Web, o acesso a dados persistentes, comunicação assíncrona entre cliente e servidor e alguns fundamentos para a criação de aplicações web distribuídas. Este módulo fornece assim ao aluno um conjunto de conhecimentos e metodologias que lhe permitirá projetar, selecionar tecnologias e desenvolver soluções Web adequadas às especificidades dos diferentes problemas a resolver.
Aulas teóricas e teórico-práticas com exposição de conteúdos teóricos, demonstração de conceitos, de boas práticas e de resolução de exercícios; Aulas práticas laboratoriais de acompanhamento à realização de um projeto de média dimensão.
Avaliação:
Nota final: 0.4 * E + 0.6 * P
O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.
Não estão contempladas avaliações por prova oral em qualquer um dos momentos de avaliação.
As aulas teóricas e teórico-práticas têm como objetivo a exposição de conteúdos teóricos sobre a matéria em causa em cada um dos módulos, seguida da resolução de exercícios práticos ou de experimentação. Desta forma é estabelecida uma ponte entre os conceitos teóricos e práticos permitindo ao aluno o desenvolvimento de competências através da prática e uma melhor internacionalização dos conhecimentos transmitidos.
O projetos de média dimensão a desenvolver são o culminar da aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridas nas aulas teórico-práticas, onde os estudantes deverão ser autónomos e capazes de planear, projetar e desenvolver aplicações cliente-servidor baseadas na web.
Pollard, B (2019). HTTP/2 in Action, 1st Edition. Manning, ISBN: 1617295167;
Meyer,E.A., Weyl, E. (2017).CSS: The Definitive Guide: Visual Presentation for the Web, 4th Edition. O'Reilly Media, ISBN: 1449393195;
MDN (2019).Introduction to the DOM. [online]
MDN (2019).HTML: Hypertext Markup Language. [https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTML]
Belshe, M., Peon, R., google, BitGo, (2015). Hypertext Transfer Protocol (HTTP/2.0). https://tools.ietf.org/html/rfc7540
O
acompanhamento fora de aulas é efetuado, preferencialmente e sempre que possível, à distância em reunião
colibri-zoom em horário a combinar com os alunos, sempre que solicitado.
Carga de trabalho estimada (horas):