Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria microeconómica. Procura-se compreender o comportamento dos consumidores e empresas, bem como as suas escolhas no domínio da produção, consumo e fixação dos preços em diversos tipos de mercado. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise que lhe permitam compreender os mecanismos de funcionamento dos mercados de bens e serviços em ambiente de concorrência perfeita e imperfeita.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao estudo da Economia
2. Modelo de Mercado Competitivo
3. Elasticidade
4. Teoria do Produtor
5. Teoria do Consumidor
6. Custos da Empresa
7. Mercado de Concorrência Perfeita
8.Mercado de Monopólio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos previstos abrangem as temáticas fundamentais da microeconomia.
Exemplifica-se conceitos económicos como custo de oportunidade, procura, oferta, mercado, comportamento das empresas, comportamento dos consumidores tendo presente a envolvente das diversas estruturas de mercado.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise microeconómica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução de exercícios práticos, bem como a realização de trabalhos individuais e de grupo, que serão entregues ao professor na aula. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes na resolução de exercícios práticos. Tal, permite uma aprendizagem interativa e aplicativa. A avaliação será realizada através de dois testes escritos: 1º teste (30%), 2º teste (70%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através do conjunto de metodologias de ensino utilizado, procura-se desenvolver as capacidades dos alunos para: analisar criticamente as questões levantadas e articular uma posição fundamentada sobre as mesmas; analisar e resolver problemas; participar numa aprendizagem ativa e no trabalho de equipa.
As sessões iniciam-se com uma exposição teórica a cargo do docente, seguida de uma discussão em grupo e resolução de exercícios. Ao longo da discussão esclarece-se dúvidas, e chama-se à atenção para as implicações práticas dos temas de ensino.
O docente na componente expositiva da sessão procura transmitir a matéria numa forma que promova a efetiva compreensão e motivação por parte dos alunos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Frank, R., Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill Portugal, 3ª edição 1998;
Krugman, P. and Wells, R., Microeconomics, New York: Worth Publishers, 2005;
Mateus, A. e Mateus, M., Microeconomia Teoria e Aplicações, Editora Verbo, 2 vol, 2001;
Mateus, A. e Mateus, M., Microeconomia Exercícios e Estudos de Casos, Editora Verbo, 2 vol, 2002;
Samuelson, P. e Nordhaus, W., Economia, Editora Mc Graw Hill, 18ª edição, 1999;
Varian, Hall, Intermediate Microeconomics: a Modern Approach, Norton, New York, 7ª edição, 2003;
Varian, Hal R., Microeconomia Intermédia-Uma Abordagem Moderna, Verlag Dashoffer, 8ª edição, 2010.