Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Principais competências genéricas a serem desenvolvidas:
C1. Aquisição e processamento de informação para tomada de decisões
C2. Aptidão para comunicar informação, ideias, problemas e soluções quer para especialistas, quer para não especialistas
C3. Aptidão para analisar problemas e propor soluções
Principais competências específicas a serem desenvolvidas:
C4. Aptidão para integrar as operações logísticas
C5. Conhecer e saber aplicar técnicas de armazenamento e movimentação de mercadorias
C6. Conhecer e saber aplicar as principais técnicas de gestão logística
C7. Capacidade para selecionar infra-estruturas de transporte
C8. Compreender as especificidades da logística num contexto internacional e traduzí-las no planeamento logístico
Conteúdos programáticos
1 - Logística internacional e cadeias de abastecimento global
1.1 - Introdução à logística¿ perspetiva internacional
1.2 - Integração logística e seus subsistemas
1.3 - Logística e o valor para o cliente
2 Atividades logísticas
2.1 - Transporte
2.2 - Armazenagem
2.3 - Movimentação
2.4 - Gestão de stocks
3 Técnicas e métodos aplicados à logística
3.1 - Just in Time (JIT) e Just in Sequence (JIS)
3.2 - Embalagem, unitization e conteinerization
3.3 - Operador logístico
3.4 - Tecnologia de informação aplicada à logística
4 Planeamento logístico
4.1 - Planeamento logístico
4.2 - Nível de serviço logístico
4.3 - Medição de desempenho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A forma como está desenhada a abordagem a todos os conteúdos programáticos, visa a obtenção das competências genéricas (C1 a C3). Os conteúdos 1 e 2 contribuem essencialmente para as competências C4, o conteúdo 3 contribui essencialmente para as competências C5, C6 e C7. O conteúdo 4 para a competência C8.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível, com casos práticos.
Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas e análise/discussão de casos, com as seguintes ponderações para a classificação final:
A. Teste - 50%
B. Trabalho em Grupo - 50%
A nota dos trabalhos em grupo só será considerada se o aluno obtiver uma classificação mínima de 7,0 valores em cada teste.
A atribuição de nota superior a 16 (dezasseis) valores poderá ficar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral (cf. n.º 5 do artigo 14º do RACCE).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A exposição dos temas associado à resolução de casos pressupõe dar resposta às competências genéricas C1 a C3, sendo o trabalho em equipa favorecido pela realização dos estudos de caso mencionados A exposição dos conteúdos teóricos pela docente contribuirá para aquisição das competências C4 a C8.
Em termos de avaliação, com A pretendem-se avaliar as competências C4 a C8, com B e C1 a C3.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BALLOU, R. (2004). Business Logistics Management, Prentice Hall.
CARVALHO, J. coord. (2020). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 3.ª Edição. Edições Sílabo. Lisboa.
FERREIRA, L., ASSIS, R., CHIACHERINE, L. & ESPOSITO, V. (2016). Processos Logísticos, Distribuidora Educacional S.A.
MANGAN, J., LALWANI, C., CALATAYUD, A. (2021). Global Logistics and Supply Chain Management. 4th Ed. Wiley.
MURPHY, P. & KNEMEYER, M. (2015). Contemporary logistics. Global Edition.11th Ed. Pearson.
REIS, R. (2017). Manual de Logística - Teoria e Prática. Editorial Presença.
SWEENEY, E. & WATERS, D. (2021). Global Logistics - new directions in supply chain management. 8th Ed. Kogan Page.