Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
CP1: explora conceitos de inovação aberta, especialização inteligente e `clusters¿ industriais para demonstrar a importância da cocriação (incluindo agentes empresariais, instituições de ensino superior, centros de I&D, câmaras de comércio e indústria) como determinante da internacionalização.
CP2: sintetiza a evolução histórica do comércio internacional a par da globalização e integração das cadeias de valor de bens transacionáveis, da revolução digital e da competitividade global.
CP3: facilita o conhecimento de experiências empresariais relacionadas com o comércio e o investimento internacionais.
CP4: concretiza e evidencia os atores-chave na internacionalização das fileiras produtivas com vocação exportadora.
CP5, CP6 e CP7 reforçam a capacidade analítica da problemática da sustentabilidade (económica e ambiental) no contexto internacional e o seu impacto na perceção do risco do país.
Assim, os CP concorrem para os LO nos seguintes termos:
OA1: CP1, CP3 e CP4.
OA2: CP2.
OA3: CP3.
OA4: CP4.
OA5: CP5, CP6 e CP7.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
¿ME ¿ método expositivo (exposição de conteúdos teóricos pela Equipa Docente).
¿MD ¿ método demonstrativo (palestras por pessoas qualificadas com relevantes habilitações académicas e experiência profissional, adequadas à problemática de estudo, demonstrando com o mérito do seu próprio trabalho de investigação e/ou da sua experiência profissional a relevância das questões e evidências relativas à internacionalização).
¿MA ¿ método ativo (aprendizagem com base no autoestudo, orientado pela Equipa Docente que validará previamente as fontes de pesquisa).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
European Commission (2023). European Innovation Scoreboard 2022.
Euroepan Commission/Eurostat (2018): Oslo Manual.
Leitão N.C, et al. (2022). Revisiting the Effects of Energy, Population, Foreign Direct Investment and Economic Growth in Visegrad Countries Under the EKC Scheme. Environmental Science and Pollution Research.
Leitão, N.C., & Balsalobre-Lorente, D. (2021). The Effects of Tourism, Economic Growth and Renewable Energy on Carbon Dioxide Emissions. In: Balsalobre-Lorente, D., Driha, O.M & Shahbaz, M. (eds). Strategies in Sustainable Tourism, Economic Growth and Clean Energy, 67-88. Springer International Publishing.
Oliveira, Pedro & Turcínková, Jana (2019). Human Capital, Innovation and Internationalization of Micro and Small Enterprises in Rural Territory ¿ a Case Study. Acta Universitatis Agriculturae et Silviculturae Mendelianae Brunensis, 67 (2); pp. 545-563.