Código: | MER03 | Sigla: | GE | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MER | 14 | Mestrado em Enfermagem de Reabilitação | 1º | 3 | 32 | 81 |
Ensino Teórico: | 15,83 |
Teórico-Práticas: | 8,50 |
Orientação Tutorial: | 1,83 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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G1.Aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão e organização dos cuidados de saúde
G2.Aprofundar a aplicação de conhecimentos no âmbito da gestão e liderança de pessoas
G3.Desenvolver o conhecimento da jurisprudência, políticas e sistemas de saúde
G4.Aplicar o conhecimento de práticas e modelos de governação clínica e da gestão da qualidade em saúde
Específicos (E)
E1.Identificar os vários níveis da gestão de cuidados de saúde
E2.Compreender a integralidade do cuidado e o cuidado centrado no cliente
E3.Identificar os principais aspetos associados à gestão e liderança de pessoas
E4.Analisar a jurisprudência, politicas e sistemas de saúde tendo como atenção as especificidades das organizações de saúde e as
reformas do sistema de saúde
E5.Analisar os princípios, práticas e ferramentas associadas à Governação Clinica e Gestão da qualidade em saúde
Transversais (T)
T1.Desenvolver espírito crítico e reflexivo.
CP1. Gestão e organização dos cuidados de saúde
1.1 Os vários níveis da gestão de cuidados de saúde
1.2 A integralidade do cuidado e o cuidado centrado no cliente
1.3 A segurança do doente e a gestão do risco
CP2. Gestão e liderança de pessoas
2.1. Processos de liderança e gestão de conflitos em contexto clínico
2.2 A delegação
2.3 Dotações seguras em Enfermagem
2.4 Supervisão
2.5 Desempenho profissional e avaliação do desempenho
CP3. Jurisprudência, políticas e sistemas de saúde
3.1. Especificidades das organizações de saúde
3.2. Reformas do sistema de saúde
CP4. Governação clínica e gestão da qualidade em saúde
4.1. Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde
4.2 Conceitos, modelos e ferramentas da gestão e da qualidade em saúde
4.3. Resultados em saúde: Indicadores para uma melhor prática de enfermagem.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam e aprofundem competências de gestão em saúde no âmbito da enfermagem especializada.
Na componente presencial abordam-se os conteúdos programáticos, mobilizando recursos pedagógicos, debate e reflexão crítica escrita e oral sobre situações práticas (estudos de caso) e análise documental (documentos de natureza científica e técnica) ¿ Tipologia Teórica (T); Simulação de casos reais para a tomada de decisão - Teórico-Prática (TP) e pesquisa, revisão e análise da literatura, e relação com casos práticos - Autónoma a ser realizada pelo estudante: Análise de evidência científica nos temas abordados e outros essenciais ao desenvolvimento das competências; Resolução de exercícios práticos com reflexão crítica, autoanálise e tomada de decisão suportada nos conhecimentos adquiridos. A orientação Tutorial (OT) é o estudo orientado para a aplicação de conhecimentos.
A avaliação da UC, realizada de acordo com o Regulamento Académico em vigor, deve constar na FUC e no sumário da primeira aula. A avaliação da UC realizar-se-á através de um trabalho escrito individual (100%).
Na componente presencial teórica serão apresentados, analisados e discutidos conteúdos programáticos dos conteúdos que visam dar resposta aos objetivos específicos E1, E2, E3; E4; E5.
Na componente presencial teórico-prática os conteúdos teóricos serão analisados e aplicados na resolução de casos de simulação de prática, contribuindo para o cumprimento de todos os objetivos gerais e específicos G1, G2, G3, G4, E1, E2, E3; E4; E5.
Na componente de orientação tutorial proceder-se-á ao estudo orientado através de esclarecimento de dúvidas e questões, reflexão acerca do trabalho e tomada de decisão realizados pelos estudantes. O objetivo transversal, desenvolver espírito crítico e reflexivo (T1), será desenvolvido ao longo de toda a unidade curricular
Akachi, Y., & Kruk, M.E. (2017). Quality of care: measuring a neglected driver of improved health. Bull World Health Organ 95,465-472. https://dx.doi.org/10.2471/BLT.16.180190
Amendoeira, Jose¿, Ferreira, Regina (2022). Modelos teo¿ricos nas pra¿ticas de gesta¿o de cuidados. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M. M., Santos, M. R., de Souza, M. D. L., ... & do Prado, F. H. (Eds), Gesta¿o nas Organizac¿o¿es de Sau¿de (Volume 1): Matriz Organizacional, Poli¿tica e Assessoria. ASSOCIAC¿A¿O DE APOIO AOS CUIDADOS DE SAU¿DE DOS PEQUENITOS.
Kingsley, C., & Patel, S. (2017). Patient-reported outcome measures and patient-reported experience measures. BJA Education, 17(4),137¿144. https://doi.org/10.1093/bjaed/mkw060
McCormack B., & McCance T. (2016). Person-Centred Practice in Nursing and Health Care: Theory and Practice. John Wiley & Sons.