Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS
Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolve conhecimentos e competências de gestão e organização dos cuidados de enfermagem. Compreende o impacto da gestão do capital humano na avaliação e desempenho profissional. Reflete sobre as metodologias relevantes na criação e desenvolvimento de uma cultura de qualidade dos serviços de saúde
Conteúdos programáticos
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem Gestão do capital humano: liderança, delegação, dotações seguras, supervisão, gestão de conflitos, desempenho profissional e avaliação. Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se desenvolver competências de gestão e organização dos cuidados de enfermagem, valorizando-se as respostas de enfermagem e da equipa de saúde, garantindo a segurança, a qualidade dos cuidados e dos serviços de saúde. O conhecimento e a reflexão da gestão do capital humano, suas práticas, como um valor substancial e contingente ao desempenho profissional, qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas; leitura e análise de documentos; descrição e análise reflexiva das práticas. O trabalho autónomo relativo à UC é utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais(HT) previstas na UC.
Orientação tutórica e seminário
Avaliação: trabalho escrito de grupo (60%); apresentação individual (40%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos enunciados são suscetíveis de serem atingidos, fundamentalmente com recurso a estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento critico reflexivo, baseado nos modelos de gestão e organização de cuidados relevando a análise de práticas de cuidados seguros e de qualidade, bem como de gestão do capital humano. As metodologias privilegiam a centralidade do mestrando promovendo a aprendizagem e o sucesso ao longo do processo de ensino e aprendizagem. A análise de situações problema permite gerar ideias, organizá-las e avaliá-las numa perspetiva de otimização da tomada de decisão, bem como das capacidades de liderança, delegação e gestão de conflitos na estreita relação com a qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. O.E; AACSP; CUDC.ISBN:978-939-332321 Bernardino, M. (2019). Gestão em Saúde. Organização Interna dos Serviços. Almedina. Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book of Abstracts of the 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: social Value Creation 102. Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407. António, B.N., Teixeira, A., & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM, (3ªed.). Edições Sílabo.