Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares relativos à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar; Integra os conhecimentos interdisciplinares para a resolução de problemas de saúde/doença, no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar, à mulher/casal/família inserida na comunidade; Capacidade de conceção, análise e tomada de decisão no processo de cuidados à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar; Capacidade em aplicar as competências técnico-científicas, nos cuidados especializados à mulher/casal/família no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar através da simulação.
Conteúdos programáticos
A evolução do planeamento familiar e contraceção no Mundo e em Portugal. Conceitos. Os cuidados de saúde no âmbito do planeamento familiar Contraceção e métodos contracetivos Inovação em contraceção Intervenção do profissional de saúde no âmbito do aconselhamento contracetivo Dimensões ético-legais nos cuidados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular destina-se a permitir a aquisição, aprofundamento e mobilização de conhecimentos e competências no domínio dos cuidados de saúde à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar. Promove-se o desenvolvimento de competências específicas nesta área de cuidados que irão promover a capacidade crítica, reflexiva e de tomada de decisão, no processo de cuidados à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar, assente na melhor evidência científica. A dimensão prática estimula a mobilização dos conhecimentos através da simulação de situações de cuidados em aconselhamento contracetivo e aplicação/remoção de contracetivos de longa duração.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia ativa centrada no processo de aprendizagem do mestrando recorrendo a estratégias ativas e participativas com recurso à pesquisa, reflexão, trabalho autónomo e demonstração. Serão desenvolvidas através de sessões T (expositivo), TP onde serão realizadas leituras, análises e discussão de documentos de situações da prática dos cuidados ao nível do aconselhamento contracetivo e planeamento familiar. As PL serão uma oportunidade para a simulação de situações da prática cuidados assistenciais em aconselhamento contracetivo e no treino de habilidades na colocação/remoção de contraceção de longa duração, permitindo o desenvolvimento de skills numa área especifica dos cuidados assistenciais a esta população. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser utilizada pelos formandos para leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada. A avaliação assenta num trabalho individual (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com as metodologias utilizadas, pretendemos que o mestrando adquira, aprofunde, consolide e mobilize competências que promovam o seu desenvolvimento ao nível dos cuidados de qualidade à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar, assente na melhor evidência científica. As atividades são organizadas de acordo com os conteúdos programáticos, estimulando à prática baseada na evidência, ao comportamento ético e pensamento crítico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Águas, F., Bombas, T., & Silva, D. P. (2016). Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal. Acta Obstet Ginecol Port, 10 (3),184-192. Bitzer, J.; Marin, V., & Lira, J. (2017). Contraceptive counselling and care: A personalized interactive approach. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, 22 (6), 418¿423. Palma, S., Presado, H., & Ayres-de-Campos, D. (2021). Perceção dos enfermeiros portugueses sobre a tomada de decisão contracetiva de mulheres após aborto voluntário: Contributo de um grupo focal. New Trends in Qualitative Research, 8, 707-714. Palma, S., Taborda, A., Nunes, N., Cardoso, M., & Presado, M. H. (2020). Aconselhamento Contracetivo na Interrupção Voluntária da Gravidez: Revisão Sistemática. New Trends in Qualitative Research, 3, 372¿384