Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os objetivos de aprendizagem para esta unidade curricular são os seguintes: OA1 - Conhecer políticas de sustentabilidade aplicadas ao setor financeiro no espaço da União Europeia; OA2 - Incorporar temáticas da sustentabilidade nas decisões de investimento; OA3 - Conhecer novas fontes de financiamento para investimentos sustentáveis; OA4 - Conhecer novos mecanismos de cobertura de risco para investimentos sustentáveis; OA5 - Conhecer diferentes metodologias de relato não financeiro para a sustentabilidade; OA6 - Conhecer normas internacionais, europeias e nacionais de relato não-financeiro para a sustentabilidade.
Conteúdos programáticos
CP1 - Finanças sustentáveis CP1.1 - A sustentabilidade no setor financeiro CP1.2 - A ótica da sustentabilidade nas decisões de investimento CP1.3 - Novas fontes de financiamento CP1.4 - Novas formas de cobertura de risco CP2 - Relato não financeiro CP2.1 - Metodologias de relato não financeiro para a sustentabilidade CP2.2 - Normas internacionais, europeias e nacionais de relato não-financeiro para a sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem relacionados com as finanças sustentáveis (OA1, OA2, OA3, OA4) serão abordados no conteúdo programático 1 (CP1): (OA1, OA2, OA3, OA4 - CP1). Os objetivos de aprendizagem relacionados com o relato não financeiro (OA5, OA6) serão abordados no conteúdo programático 2 (CP2): (OA5, OA6 - CP2).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas as seguintes métodos de ensino: - Método expositivo (M1) - para exposição de matéria de cariz teórico; - Método demonstrativo (M2) - para resolução de exercícios em sala de aula por parte do docente; - Método participativo (M3) - para debates de incidência teórico-prática; - Método ativo (M4) - para resolução de exercícios em sala de aula por parte dos alunos; - Autoestudo (M5) - para realização do trabalho e avaliação escrita.
Nas aulas a distância síncronas irá recorrer-se aos métodos expositivo (M1), demonstrativo (M2) e participativo (M3).
A unidade curricular contempla os seguintes elementos de avaliação: - A1 - Um trabalho individual - 60%; - A2 - Um prova escrita individual - 40%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados por intermédio da combinação de cinco diferentes métodos de ensino e avaliados através da realização de um trabalho individual (A1) e uma prova escrita individual (A2).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Laine, M., Tregidga, H., & Unerman, J., (2021). Sustainability, Accounting and Accountability (3rd ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003185611
Schoenmaker, D., & Schramade, W. (2019). Principals of Sustainable Finance. Oxford University Press.
Thompson, S. (2023). Green and Sustainable Finance: Principles and Practice in Banking, Investment and Insurance (Chartered Banker Series, 7) (2nd ed.). Kogan Page Inc.