Código: | TDADM04 | Sigla: | ADM | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 22 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Compreender mensagens e discursos que utilizam de forma integrada sistemas de comunicação verbal e não verbal;
2. Refletir sobre as mudanças que os media provocam nos indivíduos e na sociedade;
3. Identificar as marcas discursivas, relacioná-las com os diferentes suportes e compreender a sua inter-relação;
4. Produzir um discurso analítico sobre os media.
O que é a Literacia mediática. Os Media e a construção social da realidade. A Análise do Discurso dos Media.
Notícias falsas. Informação vs Desinformação, como distinguir.
Manipulação e Controlo da informação.
A Imprensa. Análise e comparação de jornais. O discurso gráfico nos Media. Estudos de caso e exercícios de análise.
A Rádio. O discurso radiofónico: programas informativos e lúdicos.
Análise do discurso televisivo. Espaços de Cultura na TV.
Os media digitais e a «mediacultura» artística. Blogues e redes sociais. A emergência do cidadão-construtor de conteúdos nos «media participativos» e «inteligência colectiva»
Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos em diferentes media. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.
Pretende-se que os aprendentes de Análise do Discurso dos Media descrevam e analisem vários discursos dos meios de comunicação e compreendam as suas formas de inscrição na sociedade contemporânea.
Procurar-se-á levar os alunos a refletirem sobre as suas próprias estratégias de utilização dos media, a partir de situações reais de observação (leitura de jornais, de jornais em linha, televisão e outros meios de informação em linha...), através da construção de instrumentos de descrição e análise de discursos mediáticos, a partir de documentos recolhidos em vários (multi)media.
Recorrer-se-á, assim, a:
1. Apresentação em formato expositivo de conteúdos;
2. Análise de discursos em diferentes suportes
3. Observação e análise de vídeos sobre os media;
4. Pesquisa em diferentes fontes.
Avaliação Contínua
- Trabalho Final - 50%
- Trabalhos ao longo do semestre - 30%
- Participação nas aulas e nos fóruns do Moodle - 20%