Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de: 1. Utilizar de modo avançado um processador de texto para obter máxima produtividade, qualidade e versatilidade dos documentos produzidos 2. Analisar, conceber e implementar soluções de folha de cálculo 3. Utilizar um sistema de gestão de base de dados
Conteúdos programáticos
1. Processamento de texto - MS-Word
Estrutura de um documento; Formatação; Revisão e impressão; Cabeçalhos e Rodapés; Estilos; Inserção de objetos; Índices; Impressão em série.
2. Folha de cálculo - MS-Excel
Introdução ao Excel
- Introdução e edição de dados; - Copiar e mover; - Formatação de documentos; - Validação de dados
Fórmulas e funções
- Inserção, edição de fórmulas; - Auditoria de fórmulas; - Utilização dos diferentes mecanismos de referenciação; - Funções: base de dados, consulta & referência, data & hora, estatística, financeiras, informação, lógicas, matemática e texto
Gráficos
Ferramentas de análise de dados
- Ordenação e filtragem; - Agregação e sumarização (subtotais e tabelas dinâmicas); - Análise de hipóteses
Proteção de dados
Automatização de tarefas
3. Sistema de Gestão de Bases de dados - MS-Access
Conceitos fundamentais de bases de dados
Tabelas
Relacionamentos
Formulários
Consultas
Relatórios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Cada um dos módulos que compõem o programa têm uma correspondência direta com os objetivos fixados para a UC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos serão abordados através da apresentação e resolução de problemas em que a necessidade de uma resolução eficiente é enfatizada. A nota final será calculada considerando as seguintes ponderações:
Teste de word - 18%
Teste excel - 45%
Teste access - 27%
Fichas de trabalho realizadas em aula - 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da resolução de guiões orientados, de fichas de trabalho e da demonstração de soluções, é reforçada nos alunos a importância do Saber Fazer e do Aprender Fazendo, centrada na manipulação das ferramentas do Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Access e da aprendizagem das suas funcionalidades específicas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão ¿ Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Rodrigues, Luís Silva (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA.
Sousa, Sérgio (2012). Domine a 110% o Access 2010. Lisboa: FCA.
Vaz, Isabel (2012). Domine a 110% o Word 2010. Lisboa: FCA