Código: | TGN10 | Sigla: | GP | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão de Recursos Humanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TGN | 29 | Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho | 1º | 5,5 | 52,5 | 137,5 |
Teórico-Práticas: | 49,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular visa formar profissionais aptos a colaborar ativamente com os decisores organizacionais na concretização dos seguintes objetivos: planeamento de recursos humanos; sistematização dos perfis profissionais; desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção; avaliação e gestão do desempenho; desenvolvimento de programas de formação; desenvolvimento e gestão de carreiras, assim como a participação ativa da definição de uma gestão de recursos humanos assente em competências.
a Gestão de pessoas alinhada com a estratégia da organização
Os conteúdos programáticos articulam-se em torno das seguintes linhas fundamentais: a natureza estratégica da função recursos humanos, a identificação de diferenças quanto às políticas de recursos humanos e a conceção de práticas de gestão de recursos humanos em contexto internacional.
A abordagem compreensiva destes temas munirá os/as alunos/as do saber necessário para conceber e implementar as práticas de gestão dos recursos humanos que contribuam positivamente para o sucesso organizacional.
Todo este percurso é acompanhado pelo quadro legal que protege o bem-estar dos trabalhadores e pelas respostas que a gestão deverá organizar na resposta aos novos desafios de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos.
I- Avaliação contínua composta por:
Um teste individual (70% da nota final);
Um trabalho de grupo sobre tema(s) a indicar (30% da nota final).
Consideram-se aprovados os alunos que, no computo das anteriores provas, obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores.
II - Avaliação Final
Exame individual, composto unicamente por prova escrita. À nota final será associada menção qualitativa de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESGTS
O foco em técnicas de aprendizagem participativa e de estudos de caso permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas.
Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a compreender como é que as diferentes técnicas de gestão de recursos humanos são aplicadas em contexto organizacional.
Caetano, A., & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas (3ª ed.). Lisboa: Editora RH.
Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.
Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson
Peretti, J.-M. (2001). Recursos Humanos (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.