Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo da unidade curricular é dotar os alunos de conhecimento sobre os fundamentos gerais da função Operações. São estudados os métodos e técnicas mais usados pelas organizações no âmbito da Logística e Gestão das Operações (LGO), procurando fornecer aos alunos a capacidade de análise, crítica e resolução de problemas neste âmbito. As competências a adquirir: . Identificar as principais decisões no âmbito da Logística e gestão de Operações (LGO) . Interpretar os conceitos básicos de LGO e tomar de decisões com base num diverso leque de ferramentas . Aplicar ferramentas adequadas no auxílio à conceção, análise, melhoria e controlo de processos . Utilizar técnicas de previsão e avaliar o nível de erro associado . Aplicar diversas técnicas de programação de projetos . Compreender os conceitos e técnicas de gestão de stocks em ambientes de procura independente e dependente . Desenvolver técnicas de programação em ambientes intermitentes e contínuos.
Conteúdos programáticos
1. Definição de conceitos e objetivos fundamentais 2. Conceção do produto e seleção do processo-produto/serviço 3. Previsão em logística e gestão de operações 4. Localização das instalações 5. Planeamento e controlo de projetos 6. Planeamento agregado 7. Programação da produção e gestão de materiais e de compras 7.1. Gestão de stocks 7.2. MRP - Materials Requirement Planning
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A cada objetivo da UC corresponde um tópico do programa da UC, respetivamente.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, simulações e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
A avaliação contínua será realizada através de dois testes escrito (35% + 35%) e do desenvolvimento e apresentação de um trabalho em grupo (30%). Quem não realizar o teste escrito e o trabalho de grupo terá de sujeitar-se a exame final. A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 8 valores no teste escrito e no trabalho de grupo. Classificações superiores a 16 valores podem estar sujeitas a oral de defesa de nota.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Caiado, J. (2016). Métodos de Previsão em Gestão ¿ Com Aplicações em Excel (2.ª ed.). Lisboa : Sílabo. Courtois, A., Pillet, M., Martin-Bonnefous, C. (2013). Gestão da produção (7ª Ed.). Lisboa: Lidel. Heizer, J.; Render, B.; Munson, C. (2021). Principles of Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 11/E, Boston : Pearson Lisboa, J. V. & Gomes, J. F. (2019). Gestão de Operações (3.ª Ed.). Lisboa: Vida Económica. Lopes, J. D. (Coord)., Pimentel, B., Pinto, J., Soares, J. & Nunes, S. (2020). Gestão da Produção e Operações. Escolar Editora. Pinto, J. P. (2015). Gestão de operações na indústria e nos serviços (3ª Ed. rev. e act.). Lisboa : Lidel. Ribeiro, J. S. & Roldão, V. S. (2014). Gestão das Operações: Uma abordagem integrada. Lisboa: Monitor.