• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TGN18
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Elaboração de um Plano de Negócios

Código: TGN18    Sigla: EPN
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 16 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5,5 60 137,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Francisco Morais Varela da Costa Júnior - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa abordar os conceitos e desenvolver atitudes indispensáveis à perceção de ideias inovadoras bem como a sua validação antecipada, antes do processo empresarial. 

Ao longo da apresentação das matérias da UC, pretende-se que os alunos adquiram novos e úteis conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:

1. Desenvolver e validar conceitos de negócio;

2. Identificar riscos inerentes ao desenvolvimento e consolidação dos projetos empresariais;

3. Adquirir experiência na aplicação de um software de suporte ao desenvolvimento de planos de negócio.

Conteúdos programáticos

1. A decisão de se tornar um Empreendedor
2. Dar luz à ideia? O processo criativo
3. Aprender a criar e a testar ideias de novos negócios
4. Desenvolver com sucesso ideias de negócio
5. Passar da ideia ao projeto empresarial
6. Perceber a Inovação
7. As Dinâmicas da Inovação
8. Aprender a reconhecer a oportunidade de investir e o risco de negócio
9. Gerir e desenvolver uma empresa
10. Políticas de incentivo ao empreendedorismo
11. A decisão de criação de uma Start-Up ou um Spin-off
12. Desenvolvimento de um plano de negócios inovador

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O desenvolvimento do pensamento crítico na gestão estratégica e o reconhecimento das técnicas de planeamento de suporte e monitorização dos negócios é uma componente obrigatória, da formação do gestor profissional das organizações.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões serão centradas no processo individual de aprendizagem dos alunos, dividindo-se entre sessões teóricas, para apresentação temática seguindo o método expositivo e, teórico-práticas para discussão colectiva de situações reais relacionadas com a temática proposta.
Os alunos deverão desenvolver o estudo de dois trabalhos individuais e preparar em grupo a realização de um plano de negócio, apoiado em software que lhes será disponibilizado, para discutir com todo o grupo, com a mediação ativa do docente.
A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada através da assiduidade, dois trabalhos Individuais e um de grupo devidamente apresentados na aula:
Assiduidade  10%
Trab. 1  Estudo de Tópico do Plano de Negócio 15%
Trab. 2  Estudo de um Produto de forma original 15%
Trabalho de Grupo  Apresentação e defesa de Ideia de Negócio, Elaboração de um Plano de Negócios  60%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de estudos de caso e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berry, Timothy. (2008), The plan-as-you-go business plan, Canada: Entrepreneur Media Inc.

Byers, Thomas H., Dorf, R. C., Nelson, A. J. (2011). Technology ventures¿ From idea to enterprise. Fourth edition. McGraw-Hill (ISBN 978- 0073523422).

Covello, Joseph A. and Brian hazelgren. (2005), Your first business Plan: a simple question and answer format designed to help you write a plan, 5th ed., Illinois: Sourcebooks, Inc.

Finch, Brian. (2006), How to write a business plan, 2nd ed., London: MPG Books.

Goleman, D., (1995), Emotional Intelligence, New York, NY, England: Bantam Books, Inc.

Hisrich, R., Peters, M., Dean, S. (2010). Entrepreneurship. 8th edition. McGraw-Hill  (ISBN: 0073530328).

Lynn, M. Pearce (2008), Business Plans Handbook, 13th Volume, Farmington Hills: The Gale Group.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y., BERNARDA, G., SMITH, A. (2014) Value Preposition Design John Wiley & sons, Eds.. New Jersey ¿ USA

http://www.tinbergen.nl/

http://www.dare-research.nl/