Código: | TGN18 | Sigla: | EPN | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TGN | 16 | Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho | 2º | 5,5 | 60 | 137,5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta unidade curricular (UC) visa abordar os conceitos e desenvolver atitudes indispensáveis à perceção de ideias inovadoras bem como a sua validação antecipada, antes do processo empresarial.
Ao longo da apresentação das matérias da UC, pretende-se que os alunos adquiram novos e úteis conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:
1. Desenvolver e validar conceitos de negócio;
2. Identificar riscos inerentes ao desenvolvimento e consolidação dos projetos empresariais;
3. Adquirir experiência na aplicação de um software de suporte ao desenvolvimento de planos de negócio.
O desenvolvimento do pensamento crítico na gestão estratégica e o reconhecimento das técnicas de planeamento de suporte e monitorização dos negócios é uma componente obrigatória, da formação do gestor profissional das organizações.
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de estudos de caso e da análise de situações aproximadas da realidade.
Berry, Timothy. (2008), The plan-as-you-go business plan, Canada: Entrepreneur Media Inc.
Byers, Thomas H., Dorf, R. C., Nelson, A. J. (2011). Technology ventures¿ From idea to enterprise. Fourth edition. McGraw-Hill (ISBN 978- 0073523422).
Covello, Joseph A. and Brian hazelgren. (2005), Your first business Plan: a simple question and answer format designed to help you write a plan, 5th ed., Illinois: Sourcebooks, Inc.
Finch, Brian. (2006), How to write a business plan, 2nd ed., London: MPG Books.
Goleman, D., (1995), Emotional Intelligence, New York, NY, England: Bantam Books, Inc.
Hisrich, R., Peters, M., Dean, S. (2010). Entrepreneurship. 8th edition. McGraw-Hill (ISBN: 0073530328).
Lynn, M. Pearce (2008), Business Plans Handbook, 13th Volume, Farmington Hills: The Gale Group.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y., BERNARDA, G., SMITH, A. (2014) Value Preposition Design John Wiley & sons, Eds.. New Jersey ¿ USA
http://www.tinbergen.nl/
http://www.dare-research.nl/