Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Refletir sobre a importância, funções, contextos e condicionantes dos processos comunicacionais. Refletir sobre as especificidades da comunicação escrita, oral e não verbal. Compreender os processos de comunicação organizacional. Refletir sobre as implicações da comunicação intercultural em contexto de trabalho. Refletir sobre a comunicação eletrónica. Compreender os processos de comunicação nas TIC.
Conteúdos programáticos
1. O processo de comunicação e sua importância. 2. Funções, contextos e condicionantes da comunicação. 3. Comunicação e expressão escrita. Os diversos contextos de comunicação escrita. 4. Comunicação e expressão oral. Os diversos contextos de comunicação oral. 5. Comunicação e expressão não verbal. Os diversos contextos de comunicação não verbal. 6. Comunicação organizacional. 7. Comunicação intercultural. 8. Comunicação eletrónica. 9. A Comunicação nas TIC.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. Os capítulos 1 e 2 permitem aos alunos refletir sobre a importância, funções, contextos e condicionantes dos processos comunicacionais. Os capítulos 3, 4 e 5 permitem aos alunos refletir sobre as especificidades da comunicação escrita, oral e não verbal e aprender técnicas para melhorar essas formas de comunicação. O capítulo 6 permite aos alunos compreender os processos e as técnicas de comunicação organizacional. Os capítulos 7, 8 e 9 permitem aos alunos refletir sobre a comunicação intercultural, a comunicação eletrónica e a comunicação nas TIC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino será orientada para a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, apoiada em: a) Aulas interativas, onde o docente assume o papel de catalisador e mediador de aprendizagens, por recurso a técnicas de aprendizagem expositiva e participativa; b) Realização de trabalhos escritos, individuais e em grupo, com ou sem apresentação oral. A avaliação será composta por: - Um teste escrito (25%) - A elaboração e apresentação de trabalhos individuais e em grupo (75%). Os estudantes deverão obter uma nota mínima de 7 valores (em 20), no teste escrito, para dispensarem de exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente. Assim, parte-se das bases fundamentais dos processos comunicacionais, para uma progressiva focalização nas diversas formas de comunicação. Através das aulas práticas e interativas, dos diversos trabalhos práticos e do teste escrito, os alunos consolidam as suas aprendizagens e reforçam as suas competências comunicacionais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Estrela, Edite, Leitão, Maria José e Soares, Maria Almira (2012). Saber escrever, saber falar. Lisboa: Dom Quixote.
Maestro, Gregório Garcia (2010). Como falar em público. Lisboa: Editorial Estampa.
Pease, A. e Pease, B. (2012). A Linguagem Corporal no Trabalho. Lisboa: Editorial Bizâncio.
Rego, Arménio (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática (5.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.