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Projeto Integrado

Código: TSPWDM105    Sigla: PROJI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 27 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Aplicar metodologias de modelação em casos práticos de desenvolvimento de soluções Web e/ ou móveis - Descrever o processo de análise e desenho utilizando UML. - Explicar os conceitos chave do Processo Unificado (UP - Unified Process) - Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Comunicação, Timing, Atividades, Estado,, Timing e instalação 

Conteúdos programáticos

1. Modelação em Sistemas de Informação¿ Introdução à análise de software: Evolução das metodologias de modelação :Modelação Visual; Definição de UML; Método iterativo e incremental; Diagramas.; Modelação UML e UML 2.0:  -.Diagramas de Casos de Uso;  - Diagramas de Classes;  - Diagramas de Atividades;  - Diagramas de Colaboração;  - Diagramas de Estado;  - Diagrama de Componentes e outros aspetos 2. APLICAÇÃO PRÁTICA Estudos de casos práticos Projeto prático

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os objetivos serão atingidos com abordagens expositivas para transmitir os princípios base da construção de SI, seguidas de prática intensiva das técnicas relevantes. A avaliação da obtenção dos objetivos será baseada na demonstração que os alunos fizerem de que adquiriram hábitos de aplicação das boas práticas. A realização de um teste teórico-prático sobre os conceitos e diagramas estudados no decorrer das aulas, permitirá avaliar até que ponto os alunos dominam os conceitos e termos usados. Em conjunto com a avaliação individual, far-se-á uma outra avaliação através de um trabalho de grupo para promover a aplicação prática da técnica, o desenvolvimento do espírito de equipa, a interação e troca de saberes e competências entre os alunos na resolução de um problema proposto pelo docente. Estes elementos de avaliação têm uma ponderação de 60% para o trabalho prático, 40% para o teste teórico-prático.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 

- Lopes, F., Morais, M., Carvalho, A. Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA Editora, 2009. (ISBN: 978-972-722-636-8)  
- Nunes, M., O¿Neil, H. & Ramos, P. Exercícios de UML. FCA Editora, Junho 2010. (ISBN: 978-972-722-616-0) 
- Nunes, M., O¿Neil, H. & Ramos, P. Fundamental de UML. 3ª Ed. FCA Editora, 2009. (ISBN: 978-972-722-481-4)