Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dar uma visão sistémica e integrada do ciclo de criação de novas empresas. Capacitar os alunos para no final desta unidade curricular serem capazes de identificar oportunidades de negócio, de gerar e avaliar novas ideias (novos produtos, serviços, processos, negócios), de formular um projeto de criação de uma nova empresa e de elaborar um plano de negócio. Desenvolver capacidades de análise e de síntese, de aprendizagem, de resolução de problemas, de adaptação a novas situações, de organização e planeamento, para trabalhar em equipa, para trabalhar com autonomia, para gerar novas ideias, de tomada de decisão e de aplicar conhecimentos na prática. Apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
Conteúdos programáticos
1. Introdução 2. O Processo Empreendedor 3. O papel do marketing 4. Oportunidades 5. Recursos 6. Mercado 7. Ecossistema Empreendedor
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão diretamente mapeados com os objetivos da unidade curricular: Os capítulos 1 a 3 dos conteúdos programáticos servem para atingir o primeiro ponto dos objetivos. Os capítulos restantes dos conteúdos programáticos servem para atingir o segundo objetivo. O capítulo 3 serve também para cumprir o terceiro objetivo, apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação dos trabalhos. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que balançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
Método de avaliação
Periódica (presença obrigatória a 2/3 aulas)
- apresentação oral do projeto - 20% - entrega do relatório (projeto) - 60% + apresentação oral - 20%
Época normal, de recurso e restantes épocas de avaliação: prova escrita sem consulta - 100%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular tem dois tipos de objetivos: Por um lado procura disponibilizar conceitos e conhecimento teórico sobre Projetos de Empreendedorismo, em particular a realização de planos de negócio. Isso será obtido principalmente durante as partes teóricas das aulas em que se apresentarão quadros de referência para análise deste tipo de situações. Por outro lado procura refinar métodos e competências de trabalho. Isso será obtido principalmente através de atividades de aprendizagem ativas e outros exercícios desenvolvidos nas partes práticas das aulas (e.g. discussão sobre case studies) e na elaboração de trabalhos práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ferreira, M., Santos, J., e Serra, F; (2007). Ser empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa. 2ª Edição, Sílabo
Gaspar, F. (2009). O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso, Sílabo
Alex Osterwalde, Yves Pigneur, (2010) Business Model Canvas by Strategyzer. Editora Wiley
Yves Pigneur e Alexander Osterwalder; Design: Alan Smith. (2011). Criar Modelos de Negócio. Edição: Dom Quixote
Alexander Osterwalder, Greg Bernarda, Yves Pigneur e Alan Smith; Design: Trish Papadakos. (2015). Criar Propostas de Valor. Edição: Dom Quixote