Código: | AFEVS2011 | Sigla: | EPC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 30 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 1º | 3 | 45 | 84 |
Ensino Teórico: | 13,50 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta UC tem como objectivos:
- fornecer o conhecimento que confira uma preparação teórica e prática consistente e atualizada, com base na investigação científica de referência, no que se refere a adaptação da avaliação e prescrição do exercício para Populações Especiais, particularmente populações com condições clínicas.
- introduzir no alunos e exercitar competências para:
- aplicar das atuais linhas orientadoras da prescrição do exercício a diferentes populações que apresentam condições clínicas;
- aplicar os métodos de avaliação de historial de saúde, e avaliação em esforço e em repouso;
- estimular os clientes para a obtenção de ganhos de saúde através do exercício físico;
- pesquisar informação e realizar a avaliação crítica das evidências científicas relacionadas com o exercício para populações especiais.
1. Etiologia e prevalência das seguintes condições clínicas: doença cardiovascular; cancro; doença vascular periférica; obesidade; diabetes; asma; osteoartrite e osteoporose;
2. Benefícios e riscos associados à atividade física, exercício e avaliação, nas condições clínicas abordadas;
3. Adaptações das condições de realização e decisões da ajuste relativas à avaliação e prescrição do exercício em pessoas com condições clínicas;
4. Análise das características, capacidades, necessidades e objetivos da população-alvo.
As crescentes solicitações da área socioprofissional do Exercício e Saúde requerem uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos das populações-alvo que a caraterizam, que se prendem essencialmente com a melhoria da Condição Física, do Bem-Estar, e da Saúde, quer no âmbito da intervenção primária ou secundária. O aumento da incidência e prevalência de condições clínicas associado ao aumento da longevidade suportam a premência da desenvolver competências de avaliação e prescrição do exercício para estas populações sobretudo para os futuros profissionais que almejam intervir no contexto da promoçõa da atividade física e estilos de vida saudáveis. Utilizam-se métodos e técnicas de avaliação subjetiva e objetiva dos praticantes, e subsequente prescrição do exercício, que se operacionaliza através de diferentes tipos de exercício. Pretende-se com esta UC conhecer as caraterísticas, as capacidades, e as necessidades dos vários grupos da população com que o profissional do Exercício e Saúde intervém; aplicar os instrumentos, técnicas e formas de avaliação disponíveis; e adaptar as linhas orientadoras da prescrição, no sentido de estabelecer objetivos realistas e promover a adesão e manutenção do Exercício, particularmente no que se refere a populações que apresentam condições clínicas.
* Métodos de ensino: pesquisa e análise de artigos científicos; participação ativa nas aulas; exposição e discussão dos conteúdos; exercícios práticos, estudos de caso e fichas de trabalho; desenvolvimento de programa de exercício para uma determinada população; estudo independente.
* a. Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
* Avaliação contínua:
Nota final = (fichas de trabalho + teste teórico + apresentação trabalho) / 3
* Avaliação final:
Nota final = (teste teórico + apresentação oral + prova oral)/3
* b. Épocas de avaliação:
* Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
* Época de recurso - Disponível para todos os alunos que tenham reprovado na época normal ou que pretendam realizar melhoria de nota.
* Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
* Durstine, J.L., Moore, G., & Painter, P.L. (2016). ACSM¿s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4th Ed.). Human Kinetics.
Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).