Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos que fundamentem um julgamento clínico e tomada de decisão ética a partir das respostas humanas aos processos de vida e/ou problemas de saúde materna e obstétrica.
Capacidade de análise de situações específicas de cuidados de enfermagem especializados tendo em conta os referenciais ético deontológicos da profissão.
Conteúdos programáticos
Conceitos fundamentais: revisão, análise e discussão.
Princípios éticos em cuidados de saúde.
Tomada de decisão ética.
A prática de enfermagem especializada em saúde materna e obstétrica: questões éticas e deontológicas.
Distribuição de recursos em saúde e responsabilidade do enfermeiro especialista. Reflexão ética.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A inclusão de conteúdos gerais no domínio da ética e especificamente da ética em enfermagem, numa perspetiva de revisitação, permite a (re)centração inicial do mestrando, que iniciou a abordagem destes conteúdos na sua formação inicial, e o concomitante desenvolvimento de conhecimentos essenciais à adequação dos cuidados a cada pessoa em diferentes situações e contextos.
A responsabilidade e o respeito pelo outro, aqui entendidos como base fundamental para cuidados de enfermagem seguros e adequados, fundamenta a importância da competência ética, facilitadora nas tomadas de decisão e intervenção e em processos complexos de decisão.
Ao enfermeiro, mestre em enfermagem de saúde materna e obstétrica, compete participar nas respostas a situações especificas, por vezes imprevisíveis, pelo que deverá possuir e mobilizar conhecimentos e capacidades que lhe permitam ser um elemento ativo e de referência na conceção e implementação de planos adequados a essas situações, salvaguardando os aspetos éticos e deontológicos inerentes ao exercício profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas. Pesquisa, leitura e análise de documentos.
Análise de situações da prática de cuidados.
O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da Unidade Curricular.
Avaliação: Trabalho de grupo ( apresentação/discussão oral 60%, trabalho escrito 40%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre temáticas relacionadas com a prática profissional do enfermeiro através do método expositivo interativo, com informação estruturada por parte do docente e da pesquisa e análise de documentos pelos mestrandos, visa sustentar a fundamentação do processo de tomada de decisão ética, e fundamentar ética e deontologicamente a intervenção do enfermeiro. A discussão de situações, com apelo à experiência do estudante, pretende promover através da partilha, debate e reflexão o desenvolvimento de capacidades de análise crítica, de tomada de decisão e de intervenção com integração efetiva da dimensão ética na prática de enfermagem especializada
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Lei nº 156/2015 do Ministério da Saúde (2015). Diário da República: I série, nº 181.
Neves, M. C. P. (Coord.). (2016). Ética: Dos fundamentos às práticas. Edições 70.
Neves, M. C. P., & Soares, J. M. O. (Coord.). (2018). Ética aplicada - Saúde. Edições 70
Neves, M., & Osswald, W. (2014). Bioética simples (2ª ed.). Babel