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Projeto de Investigação

Código: MGUS014    Sigla: PI
Área Científica: Gestão/Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 22 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-2-6ED

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam o seu projeto de dissertação (Competência Sistémica). Os alunos deverão ser capazes de identificar uma lacuna de investigação a tratar na área da gestão de unidades de saúde, problematizando-a através de uma questão de investigação (Competência Sistémica). Adicionalmente, pretende-se que os alunos definam a estratégia de investigação a desenvolver e tomem decisões de natureza metodológica com vista ao alcance dos objetivos propostos (Competência Instrumental).  

Conteúdos programáticos

1. Encontrar a lacuna de investigação a tratar e redigir a questão de investigação 2. Sintetizar o estado da ciência 3. Definir a estratégia de investigação 4. Definir as técnicas de recolha e análise dos dados 5. Especificar a amostra e a origem dos dados 6. Explicitar resultados esperados e limitações do estudo 7. Organizar as referências bibliográficas segundo as normas APA.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão organizados de forma sequencial de modo que a UC termine com o projeto de dissertação concluído e apresentado. Seguir-se-á todos os passos metodológicos necessários à elaboração de uma dissertação de mestrado ou projeto aplicado (desde a identificação do problema a estudar até à apresentação de resultados esperados).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar-se-á as aulas práticas e laboratoriais as quais serão coadjuvadas por seminários e aulas teórico-práticas. 
A avaliação corresponde à elaboração, individual, do projeto de dissertação (70%) e sua apresentação e defesa oral (30%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas teórico/práticas e nos seminários serão sintetizados os fundamentos metodológicos para a elaboração do projeto de dissertação. Posteriormente, nas aulas práticas e laboratoriais os alunos irão construir, de forma progressiva, o projeto de dissertação, com o apoio de todas as bases de dados de artigos científicos disponíveis (e.g., b-on).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition). Washington, DC: American Psychological Association. http://www.apastyle.org/  

Barañano, A. M. (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão ¿ Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo. 
Bowling, A. (2014). Research Methods in Health: Investigating Health and Health Services (4th ed.). Berkshire (UK): Open University Press/McGraw Hill. 
Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (4th ed.). Thousand Oaks (CA): SAGE Publications. https://studysites.uk.sagepub.com/creswellrd4e/main.htm 
Idea Puzzle® de Desenho de Investigação. http://www.ideapuzzle.com/
Quivy, R. & Campenhoudt, L.V. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais (6 ed.). Lisboa: Gradiva.
Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.