• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPRSI107
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Serviços de Redes

Código: TSPRSI107    Sigla: SR
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 20 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-1-STR

Teórico-Práticas: 46,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

-Rever os conceitos, modo de funcionamento, instalação e parametrização dos serviços e protocolos mais usados em redes de computadores
-Compreender os serviços de rede, quer na perspetiva da sua arquitetura de funcionamento, quer do ponto de vista das principais funcionalidades
-Ter desenvolvido capacidades que permitam planear cada uma das configurações dos serviços de rede assim como o desenho destes serviços em ambientes fortemente complexos
-Conseguir extrair do desenho físico de uma infraestrutura de comunicação de dados as necessidades de configuração dos serviços de rede que a exploram
-Conhecer as principais características destes serviços, ao mesmo tempo saber administrar e configurar as propriedades necessárias

Conteúdos programáticos

1. Conceitos, modo de funcionamento, instalação e parametrização dos serviços e protocolos mais comuns em ambientes de redes de computadores:
a. Configuração do TCP/IP 
b. Endereçamento 
c. IPv4/IPv6 (revisão) 
d. NAT (revisão) 
e. Encaminhamento TCP/IP estático ou dinâmico (revisão) 
2. Ambientes de Virtualização/simulação
3. Sistemas Operativos de Rede
a. Servidor Windows b. Servidor Linux 
4. Serviços de diretório 
a. Active Directory 
b. LDAP 
c. Computadores, Utilizadores, Quotas e Grupos 
d. Políticas de Grupo 
5. Serviços de Rede
a. Serviço de Obtenção de Endereços DHCP 
b. Serviço de Resolução de Nomes DNS 
c. Sistemas de Ficheiros 
d. Transferência de ficheiros 
e. Sincronismo de tempo 
f. Acesso remoto 
g. Serviço WWW 
6. Serviço de Correio eletrónico
7. Servidor de Bases de Dados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nesta unidade curricular são introduzidos os conceitos base associados instalação e configuração dos serviços de rede mais comuns, com particular enfase na sua concretização com recurso aos principais sistemas operativos.
O primeiro dos objetivos de aprendizagem concretiza-se em referência aos dois primeiros tópicos dos conteúdos programáticos da UC. Os restantes objetivos, nas suas dimensões de conhecer, planear e implementar  encontram-se predominantemente associados aos restantes conteúdos programáticos, na medida em que o trabalho concreto com cada um dos serviços e sistemas propostos permitirá aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre as suas características particulares, os seus requisitos de funcionamento e a configuração recomendada - com enfase na aplicação prática dos conhecimentos.  
A estrutura de conteúdos proposta permite assim atingir todos os objetivos propostos para a unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre a aplicação dos conceitos e recorrem igualmente à realização de ensaios e de exercícios destinados à consolidação das aprendizagens. As aulas práticas permitem aos estudantes a concretização das configurações sobre os equipamentos ou em ambientes de simulação/virtualização.
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
2 Trabalhos Práticos (60%)
2 Testes individuais (40%)
Requer avaliação superior a 8 valores a ambas as componentes (testes e trabalhos práticos). O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular requer necessariamente conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão das diferentes componentes do conteúdo programático. As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. 
O cariz prático encontrado nos equipamentos, simuladores e ambientes de virtualização torna-se fundamental para uma mais completa demonstração e aplicação dos conceitos e práticas subjacentes. A componente prática permite demonstrar alguns requisitos que as soluções deste tipo necessitam de observar no seu funcionamento.
As aulas teórico práticas permitirão a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos perante problemas determinados fomentando o trabalho autónomo do estudante.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dauti, B. (2022). Windows Server 2022 Administration Fundamentals - Third Edition: A beginner's guide to managing and administering Windows Server environments (3rd ed.). Packt Publishing.
Clinton, D. & Negus, C. (2020). Ubuntu Linux Bible (10th ed.). Wiley.
Granjal, Jorge. Gestão de Sistemas e Redes em Linux - 3.ª Edição Atualizada. FCA. ISBN: 978-972-722-784-6.
Kurose, J. F. & Ross, K. (2021). Computer Networking: A Top-Down Approach, Global Edition (English Edition) (8.a ed.). Pearson.

Outros materiais disponibilizados