• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPRSI109
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Redes de Computador

Código: TSPRSI109    Sigla: RC
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 27 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-1-STR

Teórico-Práticas: 67,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Filipe Miguel Coutinho Batista Duarte - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os conhecimentos básicos sobre redes de computadores, envolvendo os conceitos, as tecnologias e as soluções possibilitarão aos alunos desenvolverem capacidades essenciais para a tomada de decisões acerca do uso das tecnologias, arquiteturas e aplicações dos sistemas de comunicação. 
Por estes motivos pretende-se, especificamente: 
Dotar os alunos com os conhecimentos básicos no domínio das Redes de Comunicação de Dados (locais, alargadas e sem fios), dominando os princípios, os conceitos, dando ainda a conhecer as principais normas assim como as tecnologias e bibliotecas de desenvolvimento de aplicações para redes

Conteúdos programáticos

1. Modelos de redes de computadores. 
2. Principais conceitos e terminologia. 
3. Redes locais e redes alargadas. 
4. Componentes ativos e passivos de uma rede local (com e sem fios). 
5. Protocolos e tecnologias de redes locais. 
6. Gestão dos equipamentos ativos (placas, hubs, switches, etc). 
7. Componentes ativos e passivos de redes alargadas. 
8. Protocolos e tecnologias de redes alargadas. 
9. Integração de redes alargadas em redes locais. 
10. Configuração e Gestão dos equipamentos ativos (routers). 
11. Protocolos de rede e de transporte para sistemas móveis e sem fios. 
12. Redes Privadas 
13. Arquitetura Protocolar TCP/IP: Arquitetura; Protocolos; Aplicações; Endereçamento IPv4 e IPv6; Sub-redes; Super-endereçamento; Máscaras de tamanho fixo e variável; Encaminhamento; Segurança e Listas de Acesso; Tradução de Endereços; Gestão em Redes.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta é uma importante unidade curricular onde são introduzidos os principais conceitos de redes de computadores. Todos os pontos refletidos nos conteúdos programáticos permitem a obtenção das competências associadas aos objetivos definidos, uma vez que usam ou referem os principais conceitos, normas e tecnologias atualmente em uso. 
Em particular os tópicos 1 a 5, 8, 9, 11 e 12 estão mais presentes nos objetivos mais teóricos associados aos conceitos e normas e os objetivos de cariz mais tecnológico dizem respeito aos restantes pontos

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas de exposição dos conceitos, teórico-práticas visando a consolidação das aprendizagens e práticas com caracter laboratorial, usando equipamentos ativos e passivos de rede. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre exercícios de endereçamento e as aulas mais práticas recorrem a alguns equipamentos e exercícios em simuladores e elaboração de pequenas aplicações em redes.
A classificação final será o resultado da média ponderada dos trabalhos desenvolvidos e apresentados nas datas estabelecidas. 
Dependente do grau de cumprimento dos objetivos da unidade curricular, estima-se pelo menos em quatro o número de trabalhos para avaliação a desenvolver.
Avaliação: 
2 Testes teóricos individuais 
4 Trabalhos em Grupo
A nota final será o resultado da expressão: 65% Testes, 35% trabalhos de grupo
Requer classificação não inferior a 9,5 valores [0..20] em ambas as componentes (testes e trabalhos) e avaliação superior a 7,5 valores em cada Teste Individual


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger os objetivos associados a conceitos e normas.
As aulas teórico práticas e de prática laboratorial permitirão o desenvolvimento de pequenos exemplos demonstrativos, abrangendo essencialmente os objetivos tecnológicos e de programação em redes, assim como de configuração dos principais equipamentos ativos e montagem de componentes passivos das redes.
A realização destes projetos permite aos alunos consolidar e aprofundar os conhecimentos e criar condições para enfrentar os primeiros trabalhos reais no mercado de trabalho nesta importante área das redes

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kurose, J. F., Ross, K.W.. (2017). Computer networking: a top-down approach (7th ed.). Pearson.
Véstias, M (2016). Redes Cisco para Profissionais (7ª Edição), Ed. FCA.
Edmundo, M., Boavida, F. (2011). Engenharia de Redes Informáticas (10ªEdição). Ed FCA.
Boavida, Fernando e Bernardes, Mário. TCP/IP - Teoria e Prática - 5ª Edição Atualizada. FCA. ISBN: 978-972-722-745-7.
Granjal, Jorge. Gestão de Sistemas e Redes em Linux - 3.ª Edição Atualizada. FCA. ISBN: 978-972-722-784-6.
Krause, Jordan. Mastering Windows Server 2016. Packt Publishing. ISBN 978-1-78588-890-8.
Lowe, Doug, Networking All-in-One For Dummies, 7th Edition. John Wiley & Sons. ISBN 978-1-119-47160-8.
Rosa, António. Windows Server 2016 - Curso Completo. FCA Editora. ISBN: 978-972-722-886-7.

Observações