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Projeto Integrado 2

Código: TSPWDM111    Sigla: PROJI2
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 27 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 3,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Fernando José da Fonseca Bento - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Conhecer os principais conceitos associados à Gestão de Projetos.
2 - Participar na elaboração da definição e planeamento do projeto. 
3 - Aplicar conhecimentos, técnicas e ferramentas para planear, dirigir e controlar atividades que visem atingir os objetivos de um dado projeto.
4 - Selecionar a metodologia mais adequada para cada situação.
5 - Aplicar técnicas e ferramentas específicas ao fecho das etapas ou do próprio projeto. 
6 - Conhecer as boas práticas aplicadas ao desenvolvimento de software 
7 - Garantir a qualidade no desenvolvimento de projetos de software 
8 - Otimizar a produtividade na produção de software
9 - Conhecer as boas práticas de documentação do software (o que documentar e o que não documentar)

Conteúdos programáticos

PARTE A ¿ GESTÃO DE PROJETOS
1. Conceitos Genéricos;
2. Início do Projeto;
3. Definição do Projeto;
4. Planeamento do Projeto: O Trabalho; O Produto; Os Recursos; e as Estimativas (Esforço, Duração e Custo);
5. Execução do Plano;
6. Medição e Controlo da Execução;
7. Implementação do Produto;
8. O Fecho;
9. Ferramentas de apoio à Gestão de Projetos

PARTE B ¿ AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
1. Ambientes de Desenvolvimento
2. Ferramentas de Integração e IDE
3. Desenvolvimento Corporativo 
 - Desenvolvimento em equipa 
 - Controlo de Versões
4. Testes e Processos de Debugging
 - Testes Unitários e Funcionais 
 - Análise de Cobertura 
 - Injeção de Falhas
5. Qualidade no Software: Normas de Codificação e Métricas de Software
6. Documentação e sistemas de ajuda ao utilizador final

PARTE C - APLICAÇÃO PRÁTICA
 - Estudos de casos práticos
 - Projeto prático

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A maioria dos objetivos esta relacionada com o primeiro tema nos conteúdos programáticos e será esse o conteúdo mais explorado no decorrer da unidade curricular. Atendendo a que o volume de trabalho esperado por parte do estudante é diminuto, não é de esperar um desenvolvimento muito grande das duas últimas partes do conteúdo programático. Os  6 primeiros objetivos são concretizados no primeiro tema dos conteúdos. 3 últimos objetivos enumerados são abordados na teoria no ponto 2 dos conteúdos programáticos e na prática no ponto 3.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas expositivas para transmitir o essencial que permita aos alunos realizarem os exercícios práticos desenvolvidos em seguida, em sessões teórico-práticas.
Posteriormente, os alunos serão desafiados aplicar os conhecimentos em ferramentas adequadas, em sessões de práticas laboratoriais.
O modelo de avaliação contínua que se pretende implementar é o modelo Misto. A realização de trabalhos no decorrer das aulas e a participação nas atividades em sala são complementadas com avaliações periódicas - Frequência. Há ainda a considerar um trabalho de grupo, visando a simulação de um projeto real, onde os alunos terão de demonstrar todas as aprendizagens conseguidas no decorrer das aulas.
Os critérios de avaliação apresentam-se de seguida:
- Trabalho de Grupo (a desenvolver no decorrer do semestre, nas aulas e fora delas) - 60%
- Conjunto de Mini Trabalhos de Grupo variáveis (a desenvolver nas aulas ou fora) - 40%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo uma unidade curricular com forte componente prática, as metodologias de ensino privilegiam a prática, através do estudo de casos e desafios colocados aos estudantes. A avaliação é também baseada exclusivamente em trabalhos práticos, na quase totalidade desenvolvidos em grupos gerados aleatoriamente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Miguel, António (2019). Gestão Moderna de Projetos, FCA Editora, 8ª edição.
Roger S. Pressman (2018). Engenharia de Software, MakBon Books.
European Commission (2021), Directorate-General for Informatics, PM² Project management methodology : guide 3.0.1, Publications Office of the European Union, https://data.europa.eu/doi/10.2799/08869.
Sousa Helaine C. S.,Abdelouahab Zair, Lopes Denivaldo (2014). Construção automatizada de casos de teste usando MDE: Engenharia dirigida por modelos.
The Project Management Institute (2017). A Guide to the Project Management body of Knowledge, Sixth Edition.

Observações