Aluno: | Jéssica Andreia Godinho dos Santos | |
Nº de Aluno: | 170200001 | |
Início: | 2023-10-10 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-10-25 | |
Entrega da Tese: | 2023-10-10 | |
Defesa: | 2023-11-30 | |
Título da Tese: | A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores | |
Tema Definitivo: | A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores | |
Tema Provisório: | A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores | |
Resumo: | Este Relatório de Estágio, realizado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, numa primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens realizadas ao longos das práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB e, numa segunda parte, uma investigação sobre as perceções e práticas de educadores e professores relativamente à gestão da diversidade cultural nas escolas. A investigação, de natureza qualitativa (com recurso à técnica da entrevista), envolveu a participação de 8 docentes: 4 educadores de infância e 4 professores de 1.º CEB e levou a uma análise que evidencia as perceções dos docentes relativamente a temas como diversidade cultural, racismo e desigualdades sociais na escola, bem como as dificuldades e necessidades associadas a estas temáticas e às práticas interculturais adotadas em sala. Os dados obtidos nas entrevistas apresentam a comunicação e o racismo como principais dificuldades associadas a esta temática e a importância do exemplo dado pelo educado/professor no que diz respeito ao combate contra estas dificuldades. |