Aluno: | Joana Filipa Gonçalves Ribeiro | |
Nº de Aluno: | 200200009 | |
Início: | 2023-07-20 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-07-20 | |
Entrega da Tese: | 2023-06-30 | |
Defesa: | 2024-04-30 | |
Título da Tese: | A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Definitivo: | A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Provisório: | A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Resumo: | Esta investigação foi executada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém. Durante os estágios curriculares foi desenvolvido um estudo com o tema ¿A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico¿, tendo por base a importância das ilustrações na compreensão de textos. A investigação assentou na metodologia investigação-ação com a seguinte questão central: De que forma as ilustrações contribuem para a compreensão textual nos primeiros anos de escolaridade? Após o tratamento e análise dos dados recolhidos, os resultados evidenciaram dois aspetos importantes acerca da pertinência das ilustrações para a compreensão textual: textos com enredo mais temático são compreendidos com maior dificuldade quando não acompanhados das ilustrações; já os textos de natureza mais figurativa são compreendidos pelos sujeitos deste estudo sem a presença das suas respetivas ilustrações. |