Aluno: | Beatriz Maria Figueiredo Antunes | |
Nº de Aluno: | 180200135 | |
Início: | 2024-02-01 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2023-12-19 | |
Defesa: | 2024-04-11 | |
Título da Tese: | TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Tema Definitivo: | TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Tema Provisório: | TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta o percurso efetuado nos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido paralelamente. As Práticas de Ensino Supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico constituíram-se como oportunidades de aprendizagem fundamentais e de desenvolvimento do pensamento crítico relativamente ao meu futuro desempenho profissional. A necessidade de estudar a transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico emergiu dos contextos de estágio. Efetuou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 docentes ¿ 2 profissionais da Educação Pré-Escolar e 2 profissionais do 1.º Ciclo do Ensino Básico ¿, com o intuito de compreender o processo de transição através da sua perceção. Escutámos, também, 13 crianças, para uma melhor compreensão dos fatores que favorecem e/ou afetam a transição entre o jardim de infância e a escola. O exercício investigativo revelou a necessidade de ¿cuidar das transições¿ (Vasconcelos, 2007, p. 45), evitando, deste modo, percursos educativos desarticulados e sem continuidade. |