Apresentação
A licenciatura em Enfermagem Veterinária visa conferir uma formação predominantemente profissionalizante, com grande ênfase ao ensino aplicado. O perfil profissional pretende dotar os estudantes de competências articuladas de qualificação e treino para o exercício de tarefas no âmbito das ciências e técnicas de saúde veterinária, nas suas múltiplas valências, e que estejam de acordo com os critérios, as metodologias e as técnicas próprias de uma atividade profissional paramédica.
Pretende-se conferir conhecimentos e competências técnico-científicas para o desempenho de tarefas no âmbito da enfermagem veterinária de animais de companhia, novos animais de companhia, espécies de interesse pecuário e silvestres, enquanto integrados em equipas de trabalho. A função destas equipas pode abranger prática clínica nas múltiplas vertentes da abordagem ¿Uma só saúde¿: saúde pública veterinária, alimentação, divulgação e distribuição de fármacos, realização de fisioterapia e reabilitação, estética animal e apoio a organizações ligadas à conservação da biodiversidade e à medicina de abrigos.
A relação entre o enfermeiro veterinário com a restante equipa, bem como com o paciente e o tutor, numa abordagem psicológica e social, serão também particularmente abordadas, pelo seu impacto na saúde do profissional e organizacional. Ainda neste domínio, serão também conferidos conhecimentos, capacidades e atitudes que permitam ao enfermeiro veterinário planificar, gerir, avaliar e adaptar-se a diferentes situações no contexto de trabalho.
Saídas Profissionais
Saídas profissionais
Pretende-se que os licenciados tenham a capacidade de desempenhar tarefas de apoio à Medicina Veterinária, podendo dar resposta qualificada a várias necessidades das diferentes vertentes do sector, em contexto nacional e internacional:
-Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMVs: Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários)
-Centros de reabilitação física;
-Centros de estética animal;
-Empresas prestadoras de outros serviços a animais;
-Empresas ligadas à produção animal;
-Explorações pecuárias;
-Empresas privadas e setor público na área da Saúde Pública Veterinária;
-Organizações de Produtores Pecuários (ADS/OPP);
-Divisões de Serviços Veterinários;
-Centros de recolha oficial de animais das Câmaras Municipais;
-Biotérios;
-Centros de Recuperação e Reabilitação Animal;
-Parques e Zoológicos;
-Associações de Proteção e Defesa de Animais;
-Empresas de produção, distribuição e venda de produtos veterinários: fármacos, alimentos compostos e suplementos, instrumentos e equipamentos.
Condições de Acesso
Acesso Estudantes Nacionais
O Concurso Nacional de Acesso (CNA) destina-se a todos os candidatos que pretendem candidatar-se ao ensino superior e que satisfaçam todas as seguintes condições:
Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
Ter realizado as provas de ingresso exigidas e ter obtido nas mesmas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada:
02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática
ou
02 Biologia e Geologia + 18 Português
Satisfazer o pré-requisito do Grupo B: comunicação interpessoal (seleção) - anexo IV da deliberação da CNAES, em vigor à data de candidatura
ou comprovativo de satisfação do pré-requisito do Grupo A.
As candidaturas são realizadas online através da plataforma da Direção-Geral de Ensino Superior, podendo os candidatos beneficiar do apoio a candidatura através do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do IPSantarém.
Mais informações: academicos@ipsantarem.pt
O Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição é publicado anualmente no sítio de internet da Direção-Geral do Ensino Superior disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt
Mudança de Par Instituição/Curso
Reingresso
Provas efetuadas no IPSantarém
Propinas / Taxas / Emolumentos
Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos
aqui
Informações
Este curso proporciona o acesso à profissão de enfermeiro veterinário.
Área Científica
- Biologia e Bioquímica
- Ciências Farmacêuticas
- Produção Agrícola e Animal
- Ciências Veterinárias
- Informática
- Ciências da Vida
- Ciências empresariais