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Educação Social

Sigla: LESO1
Grau: Licenciatura
Diplomas:
  • Educação Social
Início de Funcionamento: 2007/08
Coordenador: Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira
Subcoordenador: Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida
Nº de Processo de Acreditação : ACEF/2021/0418377
Data de Publicação : 2023-05-22
Nº de Anos de Acreditação : 1
Nº de Registo DGES: R/A-Ef 589/2011
Data de atribuição do Registo : 2011-03-18
Registo(s) de alteração : R/A-Ef 589/2011/AL01
Data de alteração do Registo : 2016-10-07
Planos de Estudo:

Apresentação

Este Curso pretende qualificar futuros educadores sociais enquanto técnicos de intervenção sócio educativa que desenvolvem ação com uma diversidade de públicos no sentido da melhoria da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, nomeadamente através de um acompanhamento da socialização e integração em variados contextos sócio educativos. Embora intervindo muitas vezes em contextos de exclusão ou risco social, o educador social atua a jusante e a montante, em espaços institucionais muito diferenciados, desenvolvendo uma ação educativa que se distingue pelo pendor não formal e que privilegia a possibilidade de envolver a motivação e a participação dos sujeitos alvo. Pretende-se por isso formar educadores sociais capazes de mobilizar respostas multifacetadas, integrar redes de parceria de intervenção e dinamizar atividades sócio educativas, culturais, recreativas, pedagógicas, ocupacionais. Este carácter polivalente da sua formação permite-lhes não só encabeçar a planificação e execução de projetos de intervenção, mas também a proximidade com as pessoas nos seus contextos quotidianos de vida.

Saídas Profissionais

Constituem potenciais locais de trabalho diferentes tipos de instituições/organizações, no campo da intervenção sócio educativa - nomeadamente serviços dependentes de órgãos ministeriais, redes de instituições de solidariedade social, autarquias, misericórdias, organizações não-governamentais: instituições de reinserção social; instituições de acolhimento de crianças e jovens; centros de ocupação de tempos livres; lares e centros de dia para idosos; instituições com intervenção no âmbito da toxicodependência; centros de saúde; associações de apoio a crianças com deficiência mental; associações de desenvolvimento local, projetos em escolas e associações de pais, etc. Destacam-se assim como saídas profissionais áreas como: a prevenção e reinserção social de comportamentos de risco, o trabalho social com crianças e jovens, a intervenção em contexto escolar ou de ocupação de tempos livres; a promoção da formação e reinserção social de adultos; a integração social do idoso e a promoção do envelhecimento ativo; a integração social da pessoa com deficiência ou doença mental; a educação ambiental; o combate à exclusão social.

Condições de Acesso

O Concurso Nacional de Acesso (CNA) destina-se a todos os candidatos que pretendem candidatar-se ao ensino superior e que satisfaçam todas as seguintes condições:

Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
Ter realizado as provas de ingresso exigidas e ter obtido nas mesmas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada;
Satisfazer os pré-requisitos, quando exigidos, para o curso pretendido;
Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado para o curso.

As candidaturas são realizadas online através da plataforma da Direção-Geral de Ensino Superior, podendo os candidatos beneficiar doa apoio a candidatura através do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do IPSantarém. Sabe mais através do email: academicos@ipsantarem.pt

O Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição é publicado anualmente no sítio de internet da Direção-Geral do Ensino Superior disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt

Provas de Ingresso
Para efetuar a candidatura ao Curso de Licenciatura em Educação Social através do CNA deverá efetuar uma das seguintes provas:

11 História
17 Matemática Aplicada Ciências Sociais
18 Português

Preferência Regional
A preferência regional através do CNA é a seguinte:
Para 2022 - Percentagem de vagas: 50,0%

Cálculo da Média de Candidatura
O método de cálculo da média de candidatura (MC) às licenciaturas ministradas pelo IPSantarém, no concurso nacional de acesso, pode ser consultado em: https://www.dges.gov.pt/pt.



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Concursos Especiais


A informação sobre as condições de acesso para os Concursos Especiais abaixo identificados poderá ser consultada através dos links:




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Mudança de Par Instituição/Curso

A informação sobre as condições de acesso para os candidatos ao Regime de Mudança de Par Instituição/Curso estão disponíveis no link: https://www.ipsantarem.pt/candidatos/licenciaturas-mudanca-de-par-instituicao-curso/

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Reingresso

Os detalhes sobre a candidatura ao Regime de Reingresso encontram-se no link: https://www.ipsantarem.pt/candidatos/licenciaturas-reingresso/ 

Provas efetuadas no IPSantarém

Propinas / Taxas / Emolumentos

Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos aqui

Área Científica

  • Psicologia
  • Ciências da Educação
  • Sociologia e Outros Estudos
  • Artes
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Línguas e Literaturas Estrangeiras
  • Língua e Literatura Materna