Objetivos
Esta microcredencial visa que os formandos sejam capazes de:
01. Conhecer o significado de avaliação e caracterizar diferentes estratégias de avaliação.
02. Planificar, aplicar e analisar instrumentos de avaliação (como rubricas e testes de avaliação), alinhados com objetivos de aprendizagem em ciências.
03. Usar as ferramentas de avaliação da plataforma LMS do IPSantarém.
04. Conhecer as potencialidades das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, no apoio à avaliação.
05. Refletir criticamente sobre os desafios éticos e pedagógicos da avaliação no ensino superior.
Quadro Europeu de Qualificações
Nível VI
Número de Horas
12 horas de contacto (25 horas totais de volume de trabalho)
Forma de participação na atividade de aprendizagem
B-learning
Tipo de Avaliação
A avaliação estrutura-se em duas dimensões:
a) Participação e desempenho nas tarefas propostas nas sessões (75%).
b) Criação de um instrumento de avaliação (25%).
Data de Realização do Curso
8 de outubro a 5 de novembro de 2025
Informações
Os cursos conducentes a microcredenciais são cursos de formação ministrados ao longo da vida do aprendente, compostos por um, ou mais, módulos de curta duração e que promovem a aprendizagem contínua e a atualização ou aquisição de novos conhecimentos, aptidões e competências.