• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Mestrados > MER
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Enfermagem de Reabilitação

Sigla: MER
Grau: Mestrado
Diplomas:
  • Mestre em Enfermagem de Reabilitação
Início de Funcionamento: 2023/24
Coordenador: Júlia da Conceição Marques dos Santos
Subcoordenador: Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares
Planos de Estudo:

Apresentação

A estratégia das instituições tem passado pela aposta na continuidade da licenciatura em Enfermagem, e pela aprovação de novos mestrados, pós-licenciaturas e pós-graduações, numa resposta às exigências da profissão, às necessidades dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos, dinamizando a formação ao longo da vida e também, potenciando o desenvolvimento científico das instituições e melhorando as qualificações das equipas/serviços de saúde. 
As IES proponentes possuem uma experiência de vários anos na formação avançada em enfermagem do segundo ciclo tendo ministrado cursos de mestrado nas várias áreas de especialização em enfermagem.
A criação de novos mestrados vem aumentar a oferta formativa e possibilitar o fortalecimento das competências dos enfermeiros, assim como, a sua capacidade de lidar com questões complexas e de desenvolver um pensamento reflexivo e autónomo sobre as mesmas.
Neste contexto, o mestrado em Enfermagem de Reabilitação, tal como aqui se propõe tem também a particularidade de dar resposta às mais recentes orientações da Ordem dos Enfermeiros no que se refere às competências especificas e comuns de um enfermeiro especialista. Assim este ciclo de estudos, para além de conferir o grau de mestre, possibilita a aquisição de uma especialização de natureza profissional em Enfermagem de Reabilitação para o mestrando pelas opões de estágio de natureza profissional I e II.
O ciclo de estudos proposto visa o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, ético-deontológicas, humanas e culturais, de modo que os enfermeiros sejam capazes de dar respostas efetivas às necessidades de cuidados de enfermagem especializados em Reabilitação.
Esta proposta de mestrado surge no contexto de uma parceria entre as três IES, apostando na potencialização de um corpo docente qualificado, especializado e estável, com contributos para a própria enfermagem como disciplina.

Condições de Acesso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, em Enfermagem; 
Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, em Enfermagem.
Titulares de um grau académico superior estrangeiro ou os detentores de um currículo científico ou profissional que vejam o respetivo grau / currículo previamente reconhecido pelo Conselho Técnico Científico (Artigo 17.º do Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março, com as alterações subsequentes). Este reconhecimento tem efeito apenas para o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre. 
Não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado.
Para obter título de enfermeiro especialista pela Ordem dos Enfermeiros, o candidato tem que adicionalmente: ser detentor do título profissional de enfermeiro e ter pelo menos dois anos de experiência profissional como enfermeiro em Portugal.

Documentos de Suporte

Informações

O ciclo de estudos será ministrado alternadamente nas IES associadas e de acordo com a seguinte sequência: Escola Superior de Saúde de Santarém, Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias e Escola Superior de Saúde de Leiria.

O Curso de Mestrado de Enfermagem de Reabilitação tem como objetivo formar para o exercício especializado em enfermagem de reabilitação, desenvolvendo competências científicas, técnicas e humanas para:
  • Cuidar da pessoa com necessidades especiais ao longo do ciclo vital, em todos os contextos, capacitando a pessoa com deficiência, limitação da atividade e/ou restrição da participação para a reinserção e exercício da cidadania, maximizando a sua capacidade funcional;
  • Aplicar o Processo de Enfermagem na resolução de problemas complexos, concebendo, implementando e avaliando cuidados de enfermagem de reabilitação;
  • Promover a tomada de decisões baseadas na evidência científica e nos referenciais éticos e deontológicos, tendo em conta a melhoria contínua e qualidade assistencial;
  • Dinamizar a construção e difusão de saberes da enfermagem de reabilitação;
  • Integrar equipas multidisciplinares e estimular processos de mudança e inovação à luz do conhecimento científico e investigação;
  • Conhecer as estratégias de gestão e liderança de recursos.

Regulamento de Ensino Clínico - 2023-2024

Regulamento de Frequência e avaliação - Curso de Mestrado - 2º Ciclo 2023-2024

Área Científica

  • Filosofia e Ética
  • Gestão e Administração
  • Enfermagem