O setor da Economia Social inclui uma grande variedade de entidades, como as Associações, as
IPSS, as Cooperativas, as Associações Mutualistas, as Misericórdias, e as Fundações. Este cada vez mais importante setor económico e social tem vindo a intervir em atividades onde nem o Estado nem o mercado oferecem soluções suficientes, tanto em quantidade como em qualidade.
No contexto atual, as organizações de Economia Social necessitam de profissionais altamente qualificados, capazes de responder com eficácia e eficiência aos desafios que lhes são colocados e que atendam às novas necessidades de bem-estar social e de combate à exclusão. Para suprir esta lacuna, este curso procura ser um apoio substantivo às organizações de Economia Social, principalmente no que respeita à formação de alto nível dos seus atuais e futuros dirigentes. Acresce, ainda, que as exigências crescentes em matéria de respostas sociais exigem uma capacitação cada vez maior destas entidades em matéria de competências de gestão, reforçando a empregabilidade de pessoas qualificadas com este curso e a sua progressão na carreira.
O Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social foi distinguido, em 2016, com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria Formação Pós-Graduada. Este prémio é atribuído pela
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, organismo de referência no setor.