O setor da Economia Social inclui um largo espectro de entidades, como as Empresas Sociais, as IPSS, as Cooperativas, as Associações Mutualistas, as Misericórdias, as Fundações, as Organizações Não Governamentais (ligadas à solidariedade, cooperação e desenvolvimento), vindo estas a assumir um papel cada vez mais relevante na economia e na sociedade colmatando supletivamente as lacunas na provisão pública e privada de serviços essenciais.
Exige-se, hoje, dirigentes devidamente qualificados, aptos a gerir as respetivas organizações com eficácia e eficiência, ajudando estas em matéria de respostas sustentáveis aos desafios societais e organizacionais, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Este curso visa, pois, dotar as organizações de Economia Social com quadros superiores e intermédios devidamente capacitados com competências de gestão, reforçando a sua visão holística em ordem a potenciar a concretização da sua missão, favorecendo a empregabilidade e a progressão na carreira das pessoas beneficiárias.
Em concreto, a inovação social, a par do empreendedorismo social, será um elemento-chave na capacitação, salvaguardando-se a necessidade de equilíbrio económico-financeiro, juntamente com o impacto no bem-estar de comunidades em diversas latitudes - incluindo a vertente da cooperação e desenvolvimento além-fronteiras. O curso fornecerá as devidas competências científicas e técnicas, incluindo uma plataforma Moodle institucional para suporte pedagógico (incluindo documentação científica e técnica adequada) e de avaliação.
A introdução de um novo plano de estudos no ano letivo de 2024/2025, já registado na Direção-Geral do Ensino Superior, vai ao encontro do reforço de competências em investigação, marketig digital e inovação social no contexto das tendências atuais da Gestão (sustentabilidade, inclusão, transformação digital, empoderamento, etc.) com foco nas Organizações de Economia Social nas escalas nacional e internacional.
A disponibilizar brevemente.
O Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social foi distinguido, em 2016, com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria Formação Pós-Graduada. Este prémio é atribuído pela
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, organismo de referência no setor.
Significa que o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social foi avaliado positivamente e reconhecido como cumprindo os critérios de qualidade exigidos para o ensino superior em Portugal.
O que isto implica concretamente:
-
Validade do curso: O curso está formalmente reconhecido como de qualidade adequada e pode continuar a funcionar legalmente durante os próximos 6 anos.
-
Qualidade assegurada: Um período de 6 anos é o máximo concedido, o que indica que a A3ES encontrou evidências sólidas de qualidade em termos de currículo, corpo docente, investigação, inserção profissional, entre outros critérios.
-
Credibilidade para os alunos: Os estudantes atuais e futuros podem ter confiança de que o mestrado segue padrões de excelência académica.
-
Reavaliação após 6 anos: Após esse período, o curso terá de ser novamente submetido a avaliação para manter a acreditação.
A nossa atividade (galeria de fotos, anúncio de provas finais, eventos e encontros científicos, etc) está documentada nas redes sociais nesta
ligação.