Esta formação foi criada com o propósito de capacitar adultos docentes e quadros técnicos, nos domínios da Inovação e do Digital, possibilitando assim, dar resposta aos desafios societais do século XXI, inscritos em iniciativas como o Plano de Resolução e Resiliência (PRR) na dimensão Transição Digital. Esta, é uma resposta esperada e necessária em linha com os pilares europeus, nomeadamente o da Transformação Digital que tem permitido uma forte reação da sociedade à crise pandémica que temos vivido dois últimos dois anos. Considerando a crescente importância das tecnologias digitais na organização económica e social, transformar a vida dos cidadãos desta época digital constitui a grande oportunidade de alinhar e responder ao esforço que temos visto a acontecer de investimento neste domínio.
A pós-graduação em Inovação Digital tem como objetivo geral proporcionar uma formação avançada e atualizada em Inovação Digital aplicadas aos quatro grandes domínios de trabalho identificados pela associação Metared-Portugal (https://www.metared.org/global/index.html):
1. Cibersegurança e Proteção de Dados;
2. Transformação Digital;
3. Computação na Nuvem;
4. Tecnologias Educativas.
Pretende-se ainda impulsionar o conhecimento no âmbito das linhas de força da Inovação Digital, num quadro de consciencialização da complexidade humana e social da atualidade. Por isso, as Humanidades (com destaque para a Inovação) são a área unificadora do curso. Serão formados quadros com aptidões nas áreas da inovação e capacitação para intervir na sociedade, nas suas diferentes áreas profissionais.
1 - Podem candidatar-se ao acesso e ingresso nos ciclos de estudos de Pós-Graduação:
a) Titulares do grau de doutor, mestre, licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de bacharelato;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós -Graduação, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós-Graduação como atestando capacidade para a realização do curso.
2 - As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do curso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do responsável da Pós -Graduação.
3 - O reconhecimento a que se referem as alíneas c) a e) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao curso em causa e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
O curso funcionará na modalidade e-learning com o intuito de captar público diversificado que precisa de disponibilidade de tempo para trabalhar e ao mesmo tempo aprender.
As unidades curriculares do curso estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), como cursos de formação - disciplinas singulares do ensino superior, para efeitos de progressão na carreira de professores.