Objetivos
- Compreender as formas de comunicação em Língua Gestual Portuguesa (LGP);
- Desenvolver competências básicas na área da Língua Gestual Portuguesa;
- Progredir através das competências básicas para uma comunicação autónoma;
- Proporcionar aos/às estudantes competências linguísticas e psicolinguísticas nos vários
domínios do quotidiano;
- Identificar os traços culturais e linguísticos da Comunidade Surda;
- Reconhecer a Língua Gestual Portuguesa enquanto Língua de pleno estatuto.
Quadro Europeu de Qualificações
Nível VI
Número de Horas
28 horas
Forma de participação na atividade de aprendizagem
Presencial
Tipo de Avaliação
"Avaliação discreta"/Avaliação Contínua - realização de 3 momentos de avaliação, de natureza a definir no início da realização da Microcredencial.
Cada um dos momentos de avaliação incide sobre uma parte dos objetivos da unidade curricular e articulação com os respetivos níveis de aprendizagem, sendo que os resultados dessa avaliação são sucessivamente comunicados aos estudantes antes do momento de avaliação subsequente. Assim, em datas a acertar com os/as estudantes, se constituirá por cada momento, provas de identificação visuoespacial (de observação gestual) e respetiva correspondência oral-gestual ou escrita (50%) e uma prova de apresentação de história em Língua Gestual Portuguesa (50%).
A classificação final obtida através da avaliação discreta/contínua será baseada na classificação obtida ao longo dos três momentos a saber: 1.º momento - 30%; 2.º momento - 30%, 3.º momento - 40%.
Data de Realização do Curso
4 de outubro a 6 de dezembro de 2024
Informações
Os cursos conducentes a microcredenciais são cursos de formação ministrados ao longo da vida do aprendente, compostos por um, ou mais, módulos de curta duração e que promovem a aprendizagem contínua e a atualização ou aquisição de novos conhecimentos, aptidões e competências.