• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Mestrados > MGOES
Autenticação
Opções
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Organizações de Economia Social

Sigla: MGOES
Grau: Mestrado
Diplomas:
  • Pós-Graduação em Gestão das Organizações de Economia Social
  • Mestrado em Gestão das Organizações de Economia Social
Início de Funcionamento: 2010/11
Coordenador: Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira - ESGT
Nº de Processo de Acreditação : ACEF/1819/0902102
Nº de Registo DGES: R/A-Cr 23/2010
Data de atribuição do Registo : 2010-07-08
Registo(s) de alteração : R/A-Cr 23/2010/AL01
Data de alteração do Registo : 2017-10-02
Planos de Estudo:

Apresentação

O setor da Economia Social inclui um largo espectro de entidades, como as Empresas Sociais, as IPSS, as Cooperativas, as Associações Mutualistas, as Misericórdias, as Fundações, as Organizações Não Governamentais (ligadas à solidariedade, cooperação e desenvolvimento), vindo estas a assumir um papel cada vez mais relevante na economia e na sociedade colmatando supletivamente as lacunas na provisão pública e privada de serviços essenciais.

Exige-se, hoje, dirigentes devidamente qualificados, aptos a gerir as respetivas organizações com eficácia e eficiência, ajudando estas em matéria de respostas sustentáveis aos desafios societais e organizacionais, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Este curso visa, pois, dotar as organizações de Economia Social com quadros superiores e intermédios devidamente capacitados com competências de gestão, reforçando a sua visão holística em ordem a potenciar a concretização da sua missão, favorecendo a empregabilidade e a progressão na carreira das pessoas beneficiárias. 

Em concreto, a inovação social, a par do empreendedorismo social, será um elemento-chave na capacitação, salvaguardando-se a necessidade de equilíbrio económico-financeiro, juntamente com o impacto no bem-estar de comunidades em diversas latitudes - incluindo a vertente da cooperação e desenvolvimento além-fronteiras. O curso fornecerá as devidas competências científicas e técnicas, incluindo uma plataforma Moodle institucional para suporte pedagógico (incluindo documentação científica e técnica adequada) e de avaliação.

A introdução de um novo plano de estudos, já registado na Direção-Geal do Ensino Superior, vai ao encontro do reforço de competências em investigação, marketig digital e inovação social no contexto das tendências atuais da Gestão (sustentabilidade, inclusão, transformação digital, empoderamento, etc.) com foco nas Organizações de Economia Social nas escalas nacional e internacional.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao mestrado:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que detém a coordenação do mestrado como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
 

As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do concurso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do coordenador de mestrado.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao mestrado e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.


Os candidatos podem consultar mais informação sobre a candidatura em:    

Propinas / Taxas / Emolumentos

Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos aqui

Relatório Anual de Curso

A disponibilizar brevemente.

Informações

O Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social foi distinguido, em 2016, com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria Formação Pós-Graduada. Este prémio é atribuído pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, organismo de referência no setor.

O curso está acreditado pela A3ES.

A nossa atividade (galeria de fotos, anúncio de provas finais, eventos e encontros científicos, etc) está documentada nas redes sociais nesta ligação.

Área Científica

  • Economia
  • Economia
  • Marketing
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Métodos Quantitativos
  • Ciências Jurídicas
  • Administração Empresarial e Pública
  • Ciências Sociais e Humanas
  • Contabilidade
  • Finanças Empresariais
  • Informática na Ótica do Utilizador