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Educação STEAM

Sigla: PGEST
Grau: Pós-graduação
Diplomas:
  • Educação STEAM
Início de Funcionamento: 2022/23
Coordenador: Marisa Sofia Monteiro Correia
Subcoordenador: Raquel Filipa Marques dos Santos
Planos de Estudo:

Apresentação

Numa sociedade em rápida evolução tecnológica com uma necessidade crescente de formar profissionais qualificados nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e desenvolver as competências do séc. XXI, é fundamental incentivar os jovens a prosseguirem carreiras nestas áreas. Para fazer face a estes desafios, preconiza-se uma abordagem educativa interdisciplinar nas áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática (STEAM), com o objetivo de remover as barreiras que separam as diferentes áreas, integrando-as em experiências de aprendizagem reais e relevantes. Face ao exposto, é prioritário formar profissionais que atuem no contexto educativo formal e não formal para que desenvolvam atividades e produtos que estimulem as crianças e jovens para as áreas STEAM. Neste contexto, esta pós-graduação visa capacitar educadores, professores e outros profissionais para o desenvolvimento da abordagem STEAM a partir de metodologias ativas, formando-os para a planificação, implementação e avaliação de atividades, recursos e projetos inovadores em contexto educativo que integrem as áreas STEAM.

Objetivos

Analisar e compreender os desafios no desenvolvimento dos conhecimentos e do interesse dos alunos para o prosseguimento de estudos nas áreas STEM; 
Integrar a abordagem interdisciplinar inclusiva STEAM no currículo, no ensino e na avaliação; 
Planear, desenvolver e avaliar RED que integrem estratégias pedagógicas inovadoras (Project, Problem e Inquiry Based-Learning, etc.), o pensamento computacional e a robótica; 
Planear, implementar e avaliar atividades/projetos interdisciplinares nas áreas STEAM, que promovam o envolvimento, o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas do mundo real; 
Elaborar e coordenar projetos interdisciplinares de inovação pedagógica no seu contexto profissional, envolvendo áreas STEAM; 
Refletir criticamente sobre as práticas numa perspetiva de melhoria da ação profissional.

Condições de Acesso

1 - Podem candidatar-se ao acesso e ingresso nos ciclos de estudos de Pós-Graduação:

     a) Titulares do grau de doutor, mestre, licenciado ou equivalente legal;

     b) Titulares do grau de bacharelato; 

     c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;

     d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós -Graduação, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

     e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós-Graduação como atestando capacidade para a realização do curso.

 
2 - As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do curso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do responsável da Pós -Graduação.

 
3 - O reconhecimento a que se referem as alíneas c) a e) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao curso em causa e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Propinas e Taxas

Consulte informação sobre as propinas, taxas e emolumentos aqui

Descrição

Curso de formação - disciplina singular do ensino superior
As unidades curriculares do curso estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) para efeitos de progressão na carreira de educadores e professores.

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Alcanena, Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva (Sintra), Arabot HiFi - Material Eletrónico e Didático, Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG), Carsoscópio - Centro de Ciência Viva do Alviela, European Network of STEAM Educators (EASE), Município de Torres Novas, Parque Ambiental - Município de Constância e TAGUSVALLEY - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo.

Informações

Regime: blended learning (70% a distância/30% presencial). 

Horário de funcionamento: pós-laboral. 

Despacho nº 50/2022, de 26 de maio: 

Área Científica

  • Educação