Esta Pós-Graduação foi desenhada como resposta a necessidades de atualização e aprofundamento de conhecimentos nesta área, por profissionais de saúde.
Com base numa perspetiva humanizada e integrada, pretende-se prestar cuidados de saúde à pessoa doente no seu contexto físico e relacional, otimizando saberes e competências multidisciplinares.
Proporcionar o acesso à melhor tecnologia hospitalar, em resposta a problemas de saúde de um nível de complexidade elevada, mas simultaneamente compatível com a necessária monitorização científica, técnica e humana, e a permanência da pessoa no seu contexto de vida.
Tendo em conta os critérios clínicos, sociais e demográficos apropriados, mobilizar recursos em saúde de modo a responder às necessidades de cuidados da pessoa doente internada no seu domicílio, de um modo eficaz, eficiente e humanizado, através de planos de cuidados inter e multidisciplinares, num registo de segurança, privacidade e maior conforto para a pessoa e cuidador/família.
Pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:
- Evidenciar competências na implementação do processo de hospitalização domiciliária
- Partilhar saberes inter e multidisciplinares na construção de planos de cuidados para as pessoas/cuidadores em internamento domiciliário;
- Otimizar a comunicação na equipa de saúde para uma resposta integrada e holística aos problemas das pessoas/cuidadores em internamento domiciliário;
- Articular abordagens terapêuticas inter e multidisciplinares para uma resposta integrada e efetiva aos problemas das pessoas/cuidadores em internamento domiciliário.
1 - Podem candidatar-se ao acesso e ingresso nos ciclos de estudos de Pós-Graduação:
a) Titulares do grau de doutor, mestre, licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de bacharelato;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós -Graduação, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-científico da Escola que ministra a Pós-Graduação como atestando capacidade para a realização do curso.
2 - As condições específicas de ingresso são fixadas, anualmente, no edital de abertura do curso, considerando o disposto no número anterior, sob proposta do responsável da Pós -Graduação.
3 - O reconhecimento a que se referem as alíneas c) a e) do n.º 1, tem como efeito apenas o acesso ao curso em causa e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
A formação destina-se a Profissionais de Saúde: Enfermeiros; Médicos; Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica; Técnicos de Serviço Social; outros Licenciados na área da Saúde e do setor social que desenvolvam a sua atividade em organizações de saúde, e pretendam desenvolver competências na área da hospitalização domiciliária.
New Page 1
A Comissão Científica do Curso de Pós-Graduação em
Hospitalização Domiciliária é composta pela Prof.ª Isilda Ferreira (Presidente),
Enf.ª Sónia Malaca (em representação do Hospital de Santarém) e Prof.ª Marta
Rosa.