• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT064
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Project in International Business

Código: ERAGT064    Sigla: PIB
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1518
Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 6 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes do início do curso aos conceitos fundamentais de um projeto de negócios internacionais. Os estudantes irão aprender sobre os diversos aspetos do negócio internacional, incluindo as diferenças culturais, o comércio global e o marketing internacional. A unidade curricular abordará também os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países.

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender os fundamentos de um projeto de negócios internacionais;
  2. Identificar as diferenças culturais e o seu impacto nos negócios internacionais;
  3. Analisar o comércio global e o seu impacto nos negócios internacionais;
  4. Desenvolver um plano de marketing internacional;
  5. Compreender os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países.



Conteúdos programáticos

A unidade curricular irá abordar os seguintes tópicos:

  • Introdução ao Projeto de Negócios Internacionais
  • Diferenças Culturais e Negócios Internacionais
  • Comércio Global e Negócios Internacionais
  • Marketing Internacional
  • Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa da unidade curricular cobre os tópicos necessários para alcançar os Objetivos de Aprendizagem. Por exemplo, o objetivo de aprendizagem "Desenvolver um plano de marketing internacional" é apoiado pelo tópico do programa "Marketing Internacional".

O objetivo de aprendizagem "Compreender os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países" é sustentado pelo tópico do programa "Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países".

O programa inclui ainda um projeto de grupo e um relatório individual de reflexão, ambos alinhados com os Objetivos de Aprendizagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino para esta unidade curricular de curta duração sobre Projeto de Negócios Internacionais, dirigida a estudantes em início de percurso, serão:

Aulas expositivas: para a introdução dos tópicos e conceitos relacionados com o projeto de negócios internacionais, fornecendo uma visão geral dos temas e explicando os conceitos e teorias fundamentais.

Estudos de caso: com exemplos reais dos desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países.

Projetos de grupo: para proporcionar aos estudantes uma oportunidade de trabalho colaborativo e de aplicação dos conceitos e teorias aprendidos durante o curso.

Relatórios individuais de reflexão: para desenvolver as competências de análise dos estudantes quanto aos desafios e oportunidades de fazer negócios num país específico, oferecendo uma oportunidade de reflexão sobre a aprendizagem e aplicação dos conteúdos.


Avaliação

Participação e assiduidade nas discussões em aula (10%)

Projeto de grupo/individual para o desenvolvimento de um plano de marketing internacional (65%)

Relatório individual de reflexão sobre os desafios e oportunidades de fazer negócios num país específico (25%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Estas metodologias estão alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem da unidade curricular:

As aulas expositivas apoiam o objetivo "Compreender os fundamentos de um projeto de negócios internacionais".

Os estudos de caso podem ser usados para apoiar os objetivos "Identificar as diferenças culturais e o seu impacto nos negócios internacionais" e "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".

Os projetos de grupo apoiam o objetivo "Desenvolver um plano de marketing internacional".

Os relatórios individuais de reflexão apoiam o objetivo "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dau, L.A., Morck, R., & Yeung, B. (2021). Business groups and the study of international business: A Coasean synthesis and extension. Journal of International Business Studies, 52, 161 - 211.

Hou, Y. (2017). The Nonverbal Language in Cross-Cultural Communication and Its Application in International Business Negotiation. Cross-cultural Communication, 13, 34-37.

Harvard Law School (2012). Program on Negotiation: Cross-cultural communication skills for international business executives. Massachusetts, Harvard University.

Morais, F. & Ferreira, J. (2020). SME internationalisation process: Key issues and contributions, existing gaps and the future research agenda. European Management Journal,
Volume 38, Issue 1, 62-77. ISSN 0263-2373, https://doi.org/10.1016/j.emj.2019.08.001

Observações

Toda a bibliografia necessária será disponibilizada na plataforma Moodle.