Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes do início do curso aos conceitos fundamentais de um projeto de negócios internacionais. Os estudantes irão aprender sobre os diversos aspetos do negócio internacional, incluindo as diferenças culturais, o comércio global e o marketing internacional. A unidade curricular abordará também os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
Compreender os fundamentos de um projeto de negócios internacionais;
Identificar as diferenças culturais e o seu impacto nos negócios internacionais;
Analisar o comércio global e o seu impacto nos negócios internacionais;
Desenvolver um plano de marketing internacional;
Compreender os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países.
Conteúdos programáticos
A unidade curricular irá abordar os seguintes tópicos:
Introdução ao Projeto de Negócios Internacionais
Diferenças Culturais e Negócios Internacionais
Comércio Global e Negócios Internacionais
Marketing Internacional
Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular cobre os tópicos necessários para alcançar os Objetivos de Aprendizagem. Por exemplo, o objetivo de aprendizagem "Desenvolver um plano de marketing internacional" é apoiado pelo tópico do programa "Marketing Internacional".
O objetivo de aprendizagem "Compreender os desafios e as oportunidades de fazer negócios em diferentes países" é sustentado pelo tópico do programa "Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países".
O programa inclui ainda um projeto de grupo e um relatório individual de reflexão, ambos alinhados com os Objetivos de Aprendizagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino para esta unidade curricular de curta duração sobre Projeto de Negócios Internacionais, dirigida a estudantes em início de percurso, serão:
Aulas expositivas: para a introdução dos tópicos e conceitos relacionados com o projeto de negócios internacionais, fornecendo uma visão geral dos temas e explicando os conceitos e teorias fundamentais.
Estudos de caso: com exemplos reais dos desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países.
Projetos de grupo: para proporcionar aos estudantes uma oportunidade de trabalho colaborativo e de aplicação dos conceitos e teorias aprendidos durante o curso.
Relatórios individuais de reflexão: para desenvolver as competências de análise dos estudantes quanto aos desafios e oportunidades de fazer negócios num país específico, oferecendo uma oportunidade de reflexão sobre a aprendizagem e aplicação dos conteúdos.
Avaliação
Participação e assiduidade nas discussões em aula (10%)
Projeto de grupo/individual para o desenvolvimento de um plano de marketing internacional (65%)
Relatório individual de reflexão sobre os desafios e oportunidades de fazer negócios num país específico (25%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Estas metodologias estão alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem da unidade curricular:
As aulas expositivas apoiam o objetivo "Compreender os fundamentos de um projeto de negócios internacionais".
Os estudos de caso podem ser usados para apoiar os objetivos "Identificar as diferenças culturais e o seu impacto nos negócios internacionais" e "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".
Os projetos de grupo apoiam o objetivo "Desenvolver um plano de marketing internacional".
Os relatórios individuais de reflexão apoiam o objetivo "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dau, L.A., Morck, R., & Yeung, B. (2021). Business groups and the study of international business: A Coasean synthesis and extension. Journal of International Business Studies, 52, 161 - 211.
Hou, Y. (2017). The Nonverbal Language in Cross-Cultural Communication and Its Application in International Business Negotiation. Cross-cultural Communication, 13, 34-37.
Harvard Law School (2012). Program on Negotiation: Cross-cultural communication skills for international business executives. Massachusetts, Harvard University.
Morais, F. & Ferreira, J. (2020). SME internationalisation process: Key issues and contributions, existing gaps and the future research agenda. European Management Journal,