Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Uma vez obtida aprovação na disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
- Caracterizar as principais plataformas e ferramentas para desenvolvimento, publicação e distribuição de Apps móveis; - Instalar e utilizar um ambiente de desenvolvimento adequado a uma plataforma; -
Explorar o fundamental da plataforma elegida, quanto a arquitetura,
interface com o utilizador, experiência do utilizador em geral, acesso a
dados e publicação em mercado(s); - Desenvolver soluções integradas, utilizando as tecnologias estudadas.
Conteúdos programáticos
A. Ecossistemas e Plataformas para apps móveis
- Perspetivas (provider, developer e user)
B. Escolha de um "ecossistema"/"plataforma" - Introdução à plataforma - Ambientes de desenvolvimento - Instalação de um ambiente
C. Aspetos fundamentais de Apps na plataforma - Arquitetura - Manifest(s) - Recursos - Programação
D. Aspetos de interface - Componentes de layouts - Layouts - Organização e comunicação entre atividades
E. Guidelines - Interfaces com o utilizador - Interação com o utilizador
F. Aspetos de funcionamento - Preferências do utilizador - Dados, ficheiros, pastas, persistência de dados - Permissões - Desenho, atendendo a boas práticas de desempenho e segurança
G. Introdução ao desenvolvimento, baseado em padrões estabelecidos - Models - Views - Controllers - Especificidades do processo de desenvolvimento na plataforma
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os tópicos permitem ao estudante fazer um caminho que começa por elencar
as plataformas mais estabelecidas para apps móveis, tomando em
consideração as perspetivas do fornecedor, do utilizador e do
programador.
Escolhida uma plataforma, escolhe-se também um
ambiente integrado para o desenvolvimento de Apps móveis, incluindo o
suporte à emulação acelerada de dispositivos.
Antes e durante o
desenvolvimento de soluções na prática, são discutidos aspetos
arquiteturais, de desenho, de interface e de interação com o utilizador,
de funcionamento das Apps e da sua publicação em mercados específicos
regulados.
O desenvolvimento prático servirá para conferir
capacidades ao estudante para criar soluções na plataforma escolhida,
usando as tecnologias selecionadas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia:
Exposição de conceitos fundamentais.
Estudo por descoberta (observação de conteúdos digitais, pesquisa de conceitos, ...).
Análise de exemplos e casos de estudo;
Desenvolvimento prático de soluções.
Avaliação
Instrumentos de avaliação T1, T2: testes individuais;
P1: projeto.
Nota final = 30% * T1 + 30% T2 + 40% P1
Condições de aprovação: T1 >= 8.0, T2 >= 8.0, P1 >= 10.0 e assiduidade >= 75%.
Exames. Não incluem prova oral. Notas
superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar
dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa
defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os momentos de exposição apresentam e enquadram o conceitos
estruturais. As apresentações, exemplos e estudos de caso introduzem,
ilustram e concretizam os conceitos, promovendo a consolidação da
aprendizagem de forma gradual e apelando à participação ativa dos
alunos.
O desenvolvimento prático expõe os estudantes a casos reais, exigindo soluções criativas e robustas, devendo
traduzir-se em capacidades para a criação de Apps móveis.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Android Developers - Training. (2021). from https://developer.android.com/training/index.html
Bill
Phillips, C. S., Brian Hardy. (2017). Android Programming: The Big Nerd
Ranch Guide (3rd edition (30 January 2017) ed.): Big Nerd Ranch Guides.
Joseph Annuzzi Jr., L. D., Shane Conder. (2015). Introduction to Android Application Development: Addison Wesley.
Murphy, M. (2021). The Busy Coder's Guide to Android Development: https://commonsware.com/Android/.
Nanda,
S., at al, Demystifying UI/UX, A client's guide on understanding User
Interfaces and User Experience, Presear Softwares PVT LTD (2022).