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Literatura Oral Tradicional

Código: LESO10150    Sigla: LOT
Área Científica: Língua e Literatura Materna

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 42 Despacho n.º 12917/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 45,50

LESO1-B

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Manuela Sofia da Conceição Silva   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuela Sofia da Conceição Silva Responsável
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA 1. Conhecer conceitos fundamentais e características distintivas de diversos géneros da literatura oral tradicional;
OA 2. Identificar e analisar valores e princípios configurados nos textos orais tradicionais numa perspetiva de educação para o desenvolvimento;
OA 3. Experimentar técnicas e estratégias de narração oral;
OA 4. Planificar atividades de educação para o desenvolvimento baseadas em experiências de contação de narrativas tradicionais;
AO 5. Recriar textos orais tradicionais portugueses à luz dos princípios e valores orientadores do Currículo Nacional do Ensino Básico e da Educação para o Desenvolvimento.

Conteúdos programáticos

CP 1. Conceitos fundamentais - literatura oral/tradicional/popular, tradição/ modernidade, oralidade/ escrita, popular/ popularizante, folclore/ fakelore, monumento / documento e património cultural imaterial.
CP 2. Literatura oral tradicional enquanto património cultural imaterial.
CP 3. Géneros: mito, epopeia, conto, lenda, fábulas e parábolas, cantos, rimas infantis, provérbios, ditados, rezas, trava-línguas, lengalengas, adivinhas e enigmas, etc.
CP 4. Processos de recolha, conservação, fixação editorial e recriação de textos tradicionais.
CP 5. Circunstâncias de produção e funções socioculturais pretéritas e atuais da literatura oral tradicional.
CP 6. Técnicas de narração/oração interpelativas e performativas.
CP 7. Jogos de expressão vocal e corporal e relação entre contador/a-audiência.
CP 8. Iniciativas, projetos e centros de investigação de literatura oral tradicional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando que a literatura oral tradicional faz parte do património universal da humanidade e contribui para a afirmação identitária dos povos e comunidades, das suas mundivivências e mundividências, procurar-se-á desenvolver os conteúdos programáticos numa perspetiva de valorização deste património enquanto campo de ação social, educativa.
Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados através dos conteúdos programáticos (CP), estabelecendo-se as seguintes relações que permitem a coerência entre ambos:
OA 1 - CP 1, CP 2, CP3, CP 5, CP 8
OA 2 - CP 2, CP 5
OA 3 - CP 3, CP 6, CP 7
OA 4 - Todos os CP.
OA 5 - CP4; CP5: CP6

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino assenta em sequências didáticas que visam desencadear uma abordagem ¿aprender fazendo¿. Estratégias:
1. Sistematização e exposição teórica pela docente
2. Trabalho, pelos estudantes, de análise e produção de textos orais e escritos
3. Acompanhamento individualizado docentes do dito trabalho.
Revisitar uma literatura produzida num contexto tão diferente exige abordagens que privilegiem o contacto direto dos estudantes com as fontes. Assim, pesquisam e recolhem textos não adaptados, que analisam estética e axiologicamente. Posteriormente, efetuam a sua recriação e posterior narração oral (acompanhada pelas docentes nas questões técnicas e teóricas) recorrendo a técnicas interpelativas e performativas, em diversos contextos.
Avaliação:
- Participação (em aula e nas plataformas, ou em outros suportes de trabalho colaborativo): 10%
- Teste: 25%
- Trabalho de grupo: 65%
Avaliação por exame: prova escrita (60%) e narração oral de conto tradicional, lenda ou fábula (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A natureza teórico-prática das sessões contemplará, numa primeira fase, momentos de exposição oral, de análise textual, de reflexão e discussão que permitirão apreender as características fundamentais de diversas formas de literatura oral tradicional, tendo especial relevância a análise de valores numa perspetiva de educação para o desenvolvimento.
Num segundo momento, a pesquisa e/ou recolha de textos da literatura oral tradicional conduzirão à experimentação da narração oral por parte das estudantes, podendo ser apresentada sob forma de aulas abertas a toda a comunidade académica, culminando na planificação e realização de uma atividade em grupo, de dinamização/valorização da literatura oral tradicional, assumindo a docente uma função de orientadora e interlocutora.

A esta UC (4ECTS) correspondem 48TP de contacto e 52h de trabalho autónomo [distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (18h), resolução de fichas de atividades (14h), preparação de prova de avaliação (10h) e resolução de trabalhos no Moodle (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bettelheim, B. (2011). Psicanálise dos contos de fadas. Bertrand.
Guerreiro, C.; Mesquita, A. (2013). Bendito e Louvado, meu conto acabado. Revista de Letras, n.º 10.
Guimarães, A. (2004) Falas da Terra. Natureza e Ambiente na Tradição Popular Portuguesa. Colibri/ IELT
Guimarães, A. (2007). Nós de Vozes. Acerca da Tradição Popular Portuguesa. Colibri
Medeiros, M (2003). Do Fruto à Raiz. Uma introdução às Histórias Maravilhosas da Tradição Popular Portuguesa. Gailivro
Pires, M. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Caminho.
Perafita, A. (2021). Mitologia Popular portuguesa. Viagem ao fantástico na literatura oral tradicional. Zéfiro.
Sol, H. (2009). `Em meses de inverneira, histórias à lareira¿: Provérbios e dizeres enquanto transmissores de valores culturais e de identidade. Carnets, R.E.E.F.
Tatar, M. (2010). ¿Why Fairy Tales Matter: The Performative and the Transformative¿. Western Folklore. Vol. 69, No. 1, (55-64)