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Microeconomia

Código: LGEBP103    Sigla: MIC
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2857
Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEPL 62 Despacho 8934/2022 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-P-TB

Teórico-Práticas: 56,00

GE-1-P-TA

Teórico-Práticas: 56,00

GE-1-PL

Teórico-Práticas: 61,33

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Luíz Filipe Martins Rainha - ESGT   0,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luíz Filipe Martins Rainha - ESGT Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria microeconómica. Procura-se compreender o comportamento dos consumidores e empresas, bem como as suas escolhas no domínio da produção, consumo e fixação dos preços em diversos tipos de mercado. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise que lhe permitam compreender os mecanismos de funcionamento dos mercados de bens e serviços em ambiente de concorrência perfeita e imperfeita.



Conteúdos programáticos

1. Porquê estudar Economia
2. Teoria do Consumidor
3. Teoria do Produtor
4. Modelo de Mercado Competitivo
5. Intervenção do Estado na Economia
6. Elasticidade
7. Custos da Empresa
8. Mercado de Concorrência Perfeita
9. Mercado de Monopólio
10. Concorrência Monopolística

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A divisão dos conteúdos programáticos em oito capítulos pretende abarcar os aspetos tidos como fundamentais na introdução ao estudo da microeconomia. Em cada um destes capítulos são fornecidos aos alunos conhecimentos necessários para alcançar os objetivos estabelecidos, designadamente no uso de técnicas e instrumentos de análise para melhor compreenderem as decisões dos agentes económicos no contexto dos mercados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise microeconómica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução de exercícios práticos, bem como a realização de um trabalho individual, que será entregue ao professor em data previamente estabelecida. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes na resolução de exercícios práticos. Tal, permite uma aprendizagem interativa e aplicativa.
A avaliação será realizada através de teste escrito (85%) e da realização de um trabalho pratico individual (15%). O teste escrito deverá ter nota mínima de 8 valores. Os alunos que não realizarem o trabalho individual terão apenas 85% da nota obtida em frequência como nota final.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Na prática, haverá uma exposição teórica inicial dos conceitos e das técnicas de análise acerca de cada capítulo, pelo professor. Depois, serão resolvidos exercícios práticos acerca desse mesmo capítulo, que ajudarão os alunos a compreender aqueles diferentes conceitos e técnicas, sempre com o acompanhamento personalizado do professor.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Frank, R., Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill Portugal, 8ª edição 2013;
Krugman, P. and Wells, R., Microeconomics, New York: Worth Publishers, 2021;
Mankiw, N.Gregory, Princípios de Microeconomia, Cengage Learning, 2016;
Mateus, A. e Mateus, M., Microeconomia-Teoria e Aplicações, Editora Verbo, 2 vols, 2005 e 2011;
Mateus, A. e Mateus, M., Microeconomia- Exercícios e Estudos de Casos, Editora Verbo, 2 vols, 2002;
Samuelson, P. e Nordhaus, W., Economia, Editora Mc Graw Hill, 19ª edição, 2011;
Varian, Hal R., Intermediate Microeconomics: a Modern Approach, WW Norton, New York, 2019;
Varian, Hal R., Microeconomia Intermédia-Uma Abordagem Moderna, Verlag Dashoffer, 8ª edição, 2010.