Código: | LGEBP139 | Sigla: | CGII | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGEPL | 19 | Despacho 8934/2022 | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 55,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão;
2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
CAPÍTULO I PLANEAMENTO E SISTEMAS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO
CAPÍTULO II ORÇAMENTO ANUAL
CAPÍTULO III CUSTOS BÁSICOS
CAPÍTULO IV CONTROLO ORÇAMENTAL
CAPÍTULO V CONCEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo I permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão. Os capítulos II, III e IV permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações. O capítulo V permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
a) Participação construtiva em aula (20%).
b) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2 (40%).
c) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3, 4 e 5 (40%).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (8ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting, 16th edition. New York City, NY: McGraw¿Hill Education.
Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.