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Marketing I

Código: LGEBP147    Sigla: MKTI
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEPL 27 Despacho 8934/2022 5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-2-PL

Teórico-Práticas: 55,00

GE-2-P-TB

Teórico-Práticas: 60,00

GE-2-P-TA

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Albérico Rosário - ESGT   0,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albérico Rosário - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Facultar aos alunos uma perspetiva atual sobre o planeamento e gestão estratégica das empresas. Enquadrar e integrar os conhecimentos numa visão sistémica e estratégica do marketing. Apresentar algumas questões mais relevantes do marketing no atual contexto das organizações.
- Apresentar os conceitos básicos sobre marketing;
- Caracterizar o papel do marketing nas organizações,
- Identificar as atitudes, as técnicas e os modelos de marketing;
- Apresentar os conceitos fundamentais do marketing operacional - o mix do produto e do serviço;
- Caracterizar o e-marketing nas suas diferentes vertentes;
- Apresentar as novas tendências e aplicações do marketing.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos sobre marketing
2. O marketing enquanto função empresarial e as diversas abordagens
2.2. A atitude, as técnicas e os modelos de marketing
2.3. Formas de organização da função marketing
3. Comportamento consumidor
3.2. Modelo de Comportamento
3.3. Processo de Decisão de Compra
4. O marketing estratégico ¿ O plano e os modelos analíticos externos e internos
4.2. Estado da procura
4.3. Segmentação mercado
4.4. Diferenciação e posicionamento
4.5. Estratégias de mercado
4.6. Modelos analíticos externos
4.7. Análise da Concorrência
5. O marketing operacional ¿ o mix de produtos e o mix de serviços
6. O Marketing B2B e B2C
7. Novas tendências e aplicações do marketing

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global e estratégica para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, inerente ao exercício de uma atividade profissional em marketing.
Os conteúdos programáticos são coerentes e estão concebidos para dar resposta aos objetivos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de mais alto nível em marketing, tais como as competências de formulação, implementação e avaliação de decisões.
De um modo geral, os conteúdos programáticos suportam o desenvolvimento de todos os níveis de competências específicas

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de avaliação baseia-se na apresentação dos conceitos teóricos através de métodos expositivos, e na exploração dos temas através da utilização de metodologias ativas onde se incluem a realização de estudos de casos, exercícios e no desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo. No trabalho de grupo será desenvolvido um projeto motivador da criatividade dos estudantes e simultaneamente da aplicação dos conhecimentos adquiridos. Este trabalho será desenvolvido no contexto empresarial recorrendo-se para o efeito às parcerias existentes de modo a proporcionar aos estudantes o contacto com a realidade prática, essencial para o seu desenvolvimento enquanto futuros especialistas
A avaliação inclui um momento de avaliação em grupo (60%). A avaliação final será concretizada através de um teste individual (40%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula e leitura de livros de texto e de artigos, assim como de exemplos práticos.
As competências de análise e avaliação são desenvolvidas através de tarefas práticas. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são o estudo de casos, que pode ser de natureza histórica ou envolver a aquisição de dados primários, os exercícios e trabalhos práticos individuais e em grupo.
Os métodos de ensino usados para as competências aplicativas e criativas são o estudo de casos, trabalhos práticos, exercícios de aplicação, em contexto empresarial.
Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utiliza técnicas de aprendizagem ativa que conjuga, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia principal:
Kotler, Philip (2008). Marketing Management ¿ The Millenium Edition, Prentice Hall, New Jersey.
Lindon, Dennis (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Larry Ring & Todd Mooradian (2013). Strategic Marketing: Pearson New International Edition de Kurt Matzler, Edição: Pearson Education Limited.
Ferreira, Bruno et. al., (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo

Bibliografia secundária:
Lambin, Jean-Jacques (2000). Marketing estratégico 4ª Edição, Lisboa, McGraw-Hill.
Kotler, Philip, Keller & Kevin Lane (2009). Administração de Marketing, 12ª Edição, Editora Person.
Lindon, Dennis (2015). Mercator da Lingua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote.